Minas Gerais Observatório no sul de MG registra passagem de meteoro no céu

Observatório no sul de MG registra passagem de meteoro no céu

Imagens foram feitas pelo Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG); especialistas avaliam o fenômeno

  • Minas Gerais | Carlos Ortega*, da RecordTV Minas

Meteoro foi registrado em Brazópolis (MG)

Meteoro foi registrado em Brazópolis (MG)

Divulgação/Observatório do Pico dos Dias

O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis, a 451 quilômetros de Belo Horizonte, registrou a passagem de um meteoro brilhante pelos céus da região, na noite da segunda-feira (4).

O fenômeno foi registrado às 23h37. Saulo Gargaglioni, coordenador do observatório, explica que é comum a observação de meteoros em passagem pela atmosfera, mas esse tipo de evento dificilmente é registrado com nitidez em fotos ou vídeos. A luz das cidades também pode "poluir" os céus e comprometer a observação do fenômeno.

As imagens foram feitas pelas câmeras All Sky do observatório, que conseguem captar todo o céu com lentes em formato olho de peixe.

O meteoro é um evento luminoso que ocorre quando um fragmento que vem do espaço atravessa a atmosfera da Terra e se desintegra durante a passagem, causando o brilho visto no céu durante a noite.

As imagens do meteoro estão sendo analisadas por especialistas da região. Gargaglioni também informou que o Laboratório Nacional de Astrofísica, responsável pelo observatório, vai instalar novas câmeras que permitirão uma melhor visualização de meteoros em passagem.

* Sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas