Ouro Preto inicia racionamento de água por causa da seca
Estações que abastecem a cidade tiveram vazão reduzida de 90 para 70 litros por segundo
Minas Gerais|Felipe Rezende, do R7
Os moradores da cidade histórica de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, terão que se adaptar ao esquema de racionamento de água. A medida foi implantada pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e começou a valer nessa segunda-feira (19).
Segundo o órgão, "a baixa dos níveis de água dos mananciais ocasionada pela intensa estiagem e o aumento das temperaturas faz com que seja necessário criar formas de enfrentar esse quadro". Uma escala foi criada para manter o abastecimento "regular e igualitário em todos os bairros".
De acordo com a assessoria de imprensa do Semae, o racionamento só deve terminar quando o nível das estações de captação que atendem a cidade voltar ao normal. Nas estações Itacolomi, responsável por 60% do abastecimento, e Jardim Botânico, que responde pelos outros 40%, a vazão foi reduzida de 90 litros de água por segundo para 70 litros.
Uma das preocupações da administração municipal é com o Carnaval, já que Ouro Preto é uma das cidades mais procuradas do Estado durante a folia. Conforme o Semae, "não há possibilidade" de ocorrer cortes nos bairros isolados para priorizar o abastecimento no centro, onde os turistas ficam concentrados.
Bairros
Os bairros Bauxita, Saramenha e arredores agora são abastecidos todos os dias, mas nos horários de 18h às 12h. O Alto da Cruz também é abastecido diariamente, entre 7h e 12h.
Alguns bairros estão sendo abastecidos por revezamento de acordo com os dias pares e ímpares do mês: Santa Cruz, Taquaral, Piedade e locais próximos a essas áreas são abastecidos gradativamente nos dias impares. Já as comunidades de Santa Efigênia, Padre Faria, Antônio Dias e regiões vizinhas são abastecidas todos os dias pares.
O fornecimento de água para o Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São Sebastião e Morro São João é feito a partir das 18h até às 7h do dia seguinte. Nos demais bairros, por existir uma estrutura geográfica menos montanhosa, o sistema de abastecimentos acontece normalmente. Em casos pontuais, o fornecimento de água é realizado por caminhões pipa.
O Semae pede para que os moradores de Ouro Preto realizem as tarefas que necessitam de consumo maior de água nos dias e horários em que é feito o abastecimento, para evitar a falta de água.