Pesquisa aponta Belo Horizonte como a melhor capital do Brasil
Levantamento avaliou 77 atributos em 5.564 municípios brasileiros
Minas Gerais|Do R7
Um levantamento realizado pela empresa de consultoria Delta Economics & Finance elegeu Belo Horizonte classificou Belo Horizonte como a melhor capital do país. O estudo foi publicado em outubro deste ano na revista América Economia Brasil e avaliou 5.564 municípios brasileiros.
Entre os 77 atributos avaliados pela pesquisa, BH obteve 72,42% da pontuação e ficou em primeiro lugar entra as capitais brasileiras. Já na classificação geral, a capital mineira ficou com a segunda posição, perdendo apenas para Santos, cidade do litoral de São Paulo.
O objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras e dos seus habitantes e, para isso, analisou trabalhos realizados pelos municípios nas áreas de educação, saúde, finanças, segurança, digital, domicílios, bem-estar, governança e geral (escolaridade do prefeito e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM).
Além de eleita a melhor capital, Belo Horizonte também ficou entre as dez cidades com o IDHM mais elevado e entre os dez municípios com melhor Renda Domiciliar per Capita.
Confira os itens avaliados:
Geral (2)
Escolaridade do prefeito e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Governança (27)
Indicadores relacionados ao Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Municipal de Redução de Riscos, Plano de Saneamento Básico, Plano Municipal de Políticas para Mulheres, assim como questões relacionadas ao meio ambiente e ao funcionalismo público.
Bem-estar (5)
Temas ligados à expectativa de vida, como taxa de mortalidade infantil, probabilidade de sobrevivência até os 60 anos e esperança de vida ao nascer.
Econômica (10 )
Indicadores referentes à desigualdade social, renda per capita, proporção de indivíduos pobres e percentual de empregados.
Finanças (4)
Indicadores sobre despesas e receitas do município.
Domicílio (5)
Análise sobre dados de serviços prestados (água, energia, coleta de lixo e saneamento básico).
Saúde (10)
Número de unidades de pronto atendimento e de pronto socorro, assim como de tomógrafos, leitos hospitalares, médicos e cirurgiões-dentistas.
Educação (10)
Taxas de analfabetismo, frequência escolar, expectativa de anos de estudos aos 18 anos e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segurança (2)
Taxas de homicídio e assassinato de jovens.
Digital (2)
Existência de acordo para oferta de banda larga popular e do Canal da Cidadania (conjunto de canais públicos explorados por órgãos para transmitir atos oficiais e programações das comunidades locais).
Belo Horizonte é uma das cidades brasileiros que está livre do analfabetismo. De acordo com dados do IBGE, masi de 96% da população da capital mineira passou pela escola. Acompanhe na matéria: