Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Podemos confirma Carlos Viana na disputa pela Prefeitura de BH, mas nome de vice fica em aberto

Convenção aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na região centro-sul da capital mineira

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7


Mandato de Viana no Senado vai até 2027, mas ele se licenciou do cargo para se dedicar à campanha
Mandato de Viana no Senado vai até 2027, mas ele se licenciou do cargo para se dedicar à campanha Foto/Pablo Nascimento/R7 Minas/04.08.2024

O Podemos confirmou, neste domingo (04), o nome do senador licenciado Carlos Viana para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte. A convenção aconteceu no plenário da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), na região centro-sul da capital mineira.

A mesa foi composta pelo presidente do partido em BH, Rony Rinco, a presidente estadual, Nely Aquino, o senador Castellar Neto, o presidente do Podemos Jovem MG, César Péret, e representantes do Podemos na Câmara e na Assembleia.

Até a realização da convenção, o empresário Fred Aisc (DC) já estava dado como certo para ser o vice da chapa. No entanto, durante o evento, foi levantado o nome da contadora Renata Rosa (Podemos). Com o impasse, o nome do vice ainda vai ser definido em uma reunião entre os dirigentes dos partidos que compõem a coligação Mãos à Obra BH. O grupo é formado pelo Podemos, Democracia Cristã, Partido Renovador Trabalhista e Mobiliza.

Durante a convenção, o Podemos também confirmou o lançamento de 41 pessoas na disputa por cadeiras de vereador na capital mineira. O máximo de candidatos ao Legislativo em Belo Horizonte, por partido, é de 42 concorrentes.


Quem é Carlos Viana

Carlos Viana tem 61 anos, é casado, tem um casal de filhos e um casal netos. Formado em Jornalismo com especialização em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG. Professor universitário com passagens pela PUC-MG, UniBH e Newton Paiva. Antes da política, atuou no jornalismo de TV, rádio e imprensa por 23 anos. Em 2018, foi eleito senador por Minas Gerais com mais de 3,5 milhões de votos.

O mandato de Viana no Senado vai até 2027, mas em julho deste ano ele se licenciou do cargo para se dedicar à campanha pela prefeitura de Belo Horizonte.


Segundo a legislação eleitoral, os partidos precisam realizar entre os dias 20 de julho e 05 de agosto as convenções partidárias para formalizar os nomes que irão disputar o pleito em outubro. Após as convenções, as legendas precisam fazer o registro das candidaturas até o dia 15 de agosto. No dia 16, começa a campanha eleitoral.

Com o lançamento de Viana, a capital passa a ter sete nomes na disputa ao executivo: Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO).


Neste domingo, outras duas convenções estão previstas. O PT deve confirmar o nome de Rogério Correia para o pleito e o PDT deve confirmar a candidatura de Duda Salabert.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.