Minas Gerais Prêmio Cumbucca de Gastronomia chega ao circuito culinário mineiro em disputa com 50 categorias

Prêmio Cumbucca de Gastronomia chega ao circuito culinário mineiro em disputa com 50 categorias

Iniciativa vai reconhecer os melhores bares, restaurantes, pratos, chefes e até mesmo o torresmo favorito da capital mineira

  • Minas Gerais | Daniel Maia*, do R7

Premiação terá voto popular e especializado

Premiação terá voto popular e especializado

Reprodução / Pixabay

O circuito culinário da Grande BH ganhou uma nova oportunidade de reconhecimento. Foi lançado, na noite desta terça-feira (3), o Prêmio Cumbucca de Gastronomia.

A iniciativa tem o objetivo de fazer um amplo levantamento do cenário gastronômico, com avaliação popular e de especialistas em 50 categorias. Dentre elas, até mesmo a escolha do melhor torresmo.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

O produtor cultural Marcelo Wanderley, diretor-superintendente do Cumbucca e diretor do prêmio, avalia que o projeto surge a partir de necessidade do estado que tem riqueza em cultura alimentar.

“Belo Horizonte é uma capital gastronômica. Minas Gerais é um dos estados onde se come melhor no Brasil. Esse potencial é incalculável. Termos um prêmio ousado e robusto vai ser mais um tijolo nessa importante trilha que o segmento do turismo gastronômico está percorrendo por aqui”, avalia.

O público poderá votar pelo site na maioria das 50 categorias entre os dias 3 a 24 de outubro. A grande noite de premiação acontecerá no dia 21 de novembro, no Palácio das Artes.

Entre os bares, será possível votar em Melhor bar; Boteco; Gastrobar; Cervejaria e choperia; Bartender; Carta de cachaça; Petisco; Personalidade cervejeira; Carta de drinques; Fim de noite e Estufa.

Os restaurantes serão analisados nas categorias Chef homem; Chef mulher; Chef revelação; Sommelier; Garçom; Mâitre e em suas especialidades: Contemporâneo; Italiano; Asiático; Cozinha internacional; Carnes e parrilla; Cozinha brasileira; Pizzaria; Comida saudável e Variado.

Entre doces e lanches, haverá opções para eleger os melhores em Cafeteria; Doceria; Sorveteria; Padaria; Sanduíche; Brunch e Empório mineiro. Ainda passam pelos votos do público as categorias Novidade do ano; Ícone de BH; Fora da rota; PF e Pão de queijo.

Os votos do público serão levados em consideração na pontuação de um júri convidado composto por 30 pessoas que frequentam o cenário gastronômico de BH, entre personalidades, jornalistas, influenciadores e formadores de opinião. Os nomes dos jurados e seus respectivos votos permanecerão confidenciais até o dia da premiação.

Outros cinco troféus serão entregues diretamente pelos curadores da premiação, que trabalharão com órgãos governamentais e com o terceiro setor para selecionar os mais relevantes prêmios de economia criativa, diversidade, evento anual e profissionais de queijos.

O destaque desses prêmios é o Cumbucca de Ouro, uma seleção exclusiva dos curadores que vai destacar a personalidade da gastronomia em 2023.

Serviço

1º Prêmio Cumbucca de Gastronomia

Votação aberta ao público entre 3 e 24 de outubro de 2023

Noite de premiação em 21/11 no Palácio das Artes

Link para votação: https://cumbucca.com.br/premio-cumbucca-de-gastronomia/

*Estagiário sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas