Minas Gerais tem 305 cidades em alerta para chuvas fortes até esta segunda (19)
Reprodução RecordTV MinasBelo Horizone, além dos municípios na região metropolitana e parte do interior de Minas Gerais, estão em alerta da possibilidade de chuva forte a partir deste domingo (18), até pelo menos a próxima quinta-feira (21). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meterorologia), a previsão é de tempo instável para todo o estado, com temperatura elevada, máxima de 27°C, e temporais especialmente nas regiões Norte, Leste, Central e Noroeste de Minas.
A instabilidade, segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, é devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre parte dos estados de Minas, além da Bahia, Tocantis, Goiás e Espirito Santo. "De maneira geral, os próximos dias serão de chuvas fortes e volumosas, que podem trazer transtornos à população sobre todas as regiões mineiras, inclusive na capital e Grande Belo Horizonte", avisa Azevedo.
Ao todo, 305 municípios mineiros estão em alerta. E, ainda de acordo com Claudemir Azevedo, as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e com ventos fortes (40-60 km/h) em áreas do Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, capital e toda região metropolitana de BH.
Monitoramento
Com a possibilidade temporais em BH, a Defesa Civil, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e a Guarda Municipal estarão em alerta 24 horas por dia para atuação imediata.
Equipe do Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) foram reforçadas para o monitoramento da cidade por meio de 3.205 câmeras visualizadas na Sala de Controle Integrado (SCI).
Pontos de alagamento
Ao todo, 75 agentes da BHTrans estão prontos para se deslocar a locais de risco em 52 viaturas, monitorando as áreas. Se necessário, as equipes farão a interdição de vias com risco de alagamento, evitando que veículos fiquem encobertos pela água ou sejam arrastados.
É fundamental que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e as orientações dos agentes que estarão em campo para um trabalho preventivo.
Chuva em Belo Horizonte
Neste domingo (18), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de chuva forte para a capital que pode ter entre 30mm e 50mm de precipitação. O alerta é válido até às 8h desta segunda-feira (19).
Veja as recoendações da Defesa Civil durante a ocorrência de chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.