Minas Gerais Projetos sociais melhoram avaliação da Câmara de Vereadores de Contagem (MG)

Projetos sociais melhoram avaliação da Câmara de Vereadores de Contagem (MG)

Avaliação da população cresceu 21 pontos percentuais nos últimos anos

Iniciativas de vereadores aumentam popularidade do Legislativo

Iniciativas de vereadores aumentam popularidade do Legislativo

Reprodução/Cleide Amara

Iniciativas sociais, como o “Câmara na Rua", que promove um dia de cidadania nas ruas de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, contribuem para aproximar o poder público da população. A relação foi verificada por uma pesquisa do Instituto Ver, encomendada pelo Legislativo da cidade e realizada em maio deste ano.

De acordo com o estudo, que entrevistou 3.000 pessoas, projetos como esse contribuíram para aumentar a aprovação da Câmara Municipal do município, que saltou de 19%, em 2020, para quase 40%, em 2023.

Segundo a pesquisa, o Legislativo municipal é melhor avaliado entre as mulheres. Cerca de 58% delas consideram a gestão como positiva ou regular. Os cidadãos mais novos, com até 24 anos, e a população com renda entre dois e cinco salários mínimos também classificam positivamente a Câmara Municipal. Já que, respectivamente, 58% e 68%, avaliam o mandato dos vereadores como positivo ou regular. 

Legislativo de Contagem (MG) aprova mais de 100 projetos por ano; cerca de 90% são sancionados

Legislativo de Contagem (MG) aprova mais de 100 projetos por ano; cerca de 90% são sancionados

Reprodução/Leandro Perche

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi, calcula que a atual gestão do Legislativo aprova mais de 100 projetos por ano. Desses, cerca de 90% são sancionados pelo prefeito. “São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade de vida da população: obras retomadas, valorização dos servidores, recursos para a saúde, defesa dos direitos da mulher e do idoso, e proteção animal”, descreveu Chiodi.

Entre os projetos está o “Câmara Aberta”, que abre a sede do Legislativo municipal para estudantes e apresenta a função dos vereadores, assim como o dia a dia dos legisladores. O projeto permite que a população viva um “dia de parlamentar no plenário”, segundo a Câmara Municipal.

Além disso, a pesquisa também mostrou que a população conhece mais os vereadores do município, assim como a função exercida por eles. De acordo com a Câmara Municipal, 43% dos entrevistados acertaram dizendo que a função dos legisladores é de criar e aprovar leis, assim como fiscalizar a execução dos projetos, obras e as ações da Prefeitura.

Últimas