Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A forma correta de servir cerveja é inserindo o gargalo dentro do copo?

Vídeo mostra que a forma correta de consumir a cerveja seria enfiando o gargalo da garrafa com a bebida dentro do copo. Será verdade...

E-Farsas|

Vídeo mostra que a forma correta de consumir a cerveja seria enfiando o gargalo da garrafa com a bebida dentro do copo. Será verdade?

O filminho tem apenas 13 segundos de duração e já teve milhões de visualizações nas redes sociais, principalmente no Tiktok, onde começou a se espalhar no final de março de 2023

Nele podemos ver um garçom servindo uma garrafa de cerveja de forma um tanto inusitada: enfiando o recipiente dentro do copo, retirando o gargalo à medida em que a bebida vai enchendo o copo.

Algumas versões que acompanham as imagens afirmam que essa seria a forma correta de servir cerveja, mas será que isso é verdade?

@rootsbigup

‍
‍ ‍

♬ оригинальный звук – Wengallbi

Verdade ou mentira?

Não conseguimos identificar o local onde o vídeo foi gravado, mas logo de cara podemos afirmar com toda a certeza que o método mostrado nas imagens para servir bebida está completamente errado.

Em primeiro lugar, o gargalo das garrafas servem – dentre outras coisas – para o transporte das bebidas e geralmente é a parte mais manuseada de toda a garrafa. O contato direto nessa parte do recipiente obriga (ou deveria, no caso desse vídeo) o garçom a higienizar o gargalo antes de realizar essa manobra (que consiste em colocar o gargalo em contato direto com a bebida).

O vídeo compartilhado não mostra quais foram os procedimentos realizados pelo garçom antes do serviço. Portanto, não temos como saber se houve ou não a higienização da garrafa para o procedimento.

Como a marca da bebida mostrada no vídeo é a da alemã Erdinger, fomos atrás de informações de especialistas de como cervejas desse tipo devem ser servidas e descobrimos que:

Para a melhor apreciação do sabor dessa cerveja, ela deve ser servida em um copo alto e estreito, conhecido como “weizen” ou “weizenbier” na Alemanha, pois ele foi projetado para realçar a espuma e os aromas da cerveja é preciso verificar se o copo está limpo e livre de quaisquer resíduos de detergente ou outros contaminantes que possam afetar o sabor da bebida inclinar o copo em um ângulo de cerca de 45 graus e despejar a cerveja lentamente na lateral do copo. Segundo especialistas, essa inclinação ajuda a controlar o fluxo de cerveja, além de minimizar a formação de excesso de espuma quando faltar cerca de 2 dedos para encher o copo, girar o restante da cerveja que ficou no fundo da garrafa e despejar sobre a cerveja no copo. Isso criará uma espuma cremosa sobre a bebida

No caso da cerveja Erdinger, ela deve ser servida a uma temperatura de cerca de 8-10 graus Celsius.

No YouTube há uma série de vídeos mostrando a forma mais apropriada de servir a bebida, como esse:

No canal do Doutor Breja também há vídeos mostrando como servir cervejas semelhantes de outras marcas:

Conclusão

Servir cerveja mergulhando o gargalo da garrafa dentro do copo não é a melhor forma de servir a bebida. Além de não ser higiênico, pode não liberar o melhor sabor do produto.

O post A forma correta de servir cerveja é inserindo o gargalo dentro do copo? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.