Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Homem morre eletrocutado por usar fones com Bluetooth no metrô! Será?

A conexão Bluetooth dos fones de ouvido teria atraído a alta tensão, matando o passageiro que aguardava na plataforma! Será verdade...

E-Farsas

E-Farsas|Do R7


A conexão Bluetooth dos fones de ouvido teria atraído a alta tensão, matando o passageiro que aguardava na plataforma! Será verdade?

O vídeo tem menos de 30 segundos de duração e se espalhou através de grupos de WhatsApp e do Telegram no final de dezembro de 2022, sendo também espalhado através do Facebook e demais redes sociais. Nele podemos ver dois homens esperando a composição em uma estação de metrô quando um deles parece receber uma descarga elétrica, caindo aparentemente sem vida sobre um dos trilhos.

O texto que acompanha as imagens afirma que o homem teria morrido na hora e alerta para o perigo de se usar fones de ouvido através do Bluetooth próximo a fios de alta tensão em estações ferroviárias!

Será que isso é real? É proibido o uso de aparelhos com esse tipo de conexão em metrôs e trens elétricos?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas

Texto de uma das versões compartilhadas com o vídeo: “AVISO SÉRIO – Por favor, não use fones de ouvido bluetooth perto de cabos elétricos de alta tensão e instalações como plataformas ferroviárias. A corrente elétrica do cabo pode se conectar com o fone de ouvido ativado pela rede atingindo diretamente o cérebro. Que o bom Deus nos proteja sempre – AMÉM” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a vítima não morreu e o acidente não foi causado por conexão Bluetooth!

Publicidade

Não vamos colocar o vídeo aqui nessa checagem, pois as imagens são fortes, mas para quem quiser ver mesmo assim, ele está disponível na íntegra no YouTube, nesse link! 

Após receber a descarga elétrica, o homem cai rente à plataforma, mas podemos vê-lo se mexendo no chão e sendo socorrido pelos demais passageiros que estavam no local.

Publicidade

Segundo o jornal India Today, o homem é um funcionário da ferrovia e se chama Sujan Singh Sardar. Ele sofreu queimaduras após ser eletrocutado por um fio energizado, na estação ferroviária de Kharagpur, em Bengala Ocidental (Índia). 

O caso ocorreu no dia 07 de dezembro de 2022, e investigações ainda estão em andamento, mas o que se sabe é que um fio decorativo se rompeu, caindo sobre um dos cabos de alta tensão que alimenta os trens. Foi esse fio decorativo (que passou a ficar energizado) que acertou o conferente de passagens Singh Sardar. 

Ele foi resgatado e internado no Kharagpur Railway Hospital com ferimentos na cabeça e em várias partes do corpo, mas não corre risco de morte.

O jornal Indian Today ouviu funcionários da estação, que afirmaram que o rompimento do fio pode ter sido causado por pássaros, pois eles costumam pegar pequenos fios.

Na imagem abaixo, podemos ver o fio que encosta no homem:

E-Farsas
E-Farsas

Note o momento em que o fio atinge o funcionário! (foto: Reprodução/Twitter)

Essa reportagem de uma TV indiana confirma que o incidente foi causado por fios decorativos que se chocaram com fios elétricos e em momento algum fala sobre fones de ouvido Bluetooth:

Também encontramos uma publicação feita no Facebook pela família do acidentado, explicado o ocorrido e mostrando ele sentado na cama de um hospital, com a cabeça enfaixada:

E-Farsas
E-Farsas

“Sujan Singh Sardar, o examinador de bilhetes escapou do grande acidente. Ontem na Estação Kharagpur enquanto trabalhava entre a plataforma n.o. 2-4 de repente um fio de Vidyut partiu-se e caiu sobre a cabeça de TT Sujan Singh. E imediatamente caiu na linha. Os funcionários da estação internaram-no no Hospital Ferroviário local quando ele estava ferido. Ele está muito saudável agora. Ao ouvir sobre o incidente, Amra Bampantti Kharagpur líder do Partido Esquerda Anil Das (Bhim Da) foi ao hospital e conheceu Sujan Singh ferido e a sua família.” (Foto: Reprodução/Facebook)

O que é Bluetooth?

Para quem não está familiarizado com o termo, Bluetooth é o nome de um padrão de tecnologia de transmissão de dados sem fio de curto alcance. Lançado em maio de 1998, o Bluetooth é utilizado para conectar diversos aparelhos que se comunicam entre si em pequenas distâncias (alguns metros, em média), como um smartphone e fones de ouvido sem fio, por exemplo.

Por sua arquitetura ser de curto alcance, é impossível que seu sinal atraia altas tensões e não há nenhum caso registrado de acidentes como esse desde a sua adoção, há quase 25 anos! 

Conclusão

Não é verdade que um homem morreu eletrocutado por causa do uso de fones de ouvido Bluetooth em uma estação de metrô! O vídeo que se espalhou foi, na verdade, capturado por câmeras de segurança de uma estação de trens indiano e a eletrocussão foi causada pelo rompimento de um fio decorativo que encostou na alta tensão antes de esbarrar na cabeça de um funcionário da estação. O homem foi levado para um hospital e não passa bem!

O post Homem morre eletrocutado por usar fones com Bluetooth no metrô! Será? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.