Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Vídeo: Como identificar imagens geradas por inteligência artificial?

Nesse vídeo, damos algumas dicas de como fazer para reconhecer e identificar imagens criadas por inteligência artificial. Confira...

E-Farsas

E-Farsas|Do R7

Nesse vídeo, damos algumas dicas de como fazer para reconhecer e identificar imagens criadas por inteligência artificial. Confira!

Você já ouviu falar que a inteligência artificial agora está criando imagens? Então, pra quem ainda não tá por dentro do assunto, hoje em dia já é possível criar imagens realistas apenas com texto.

Você pede pra inteligência artificial fazer, por exemplo, um macaco robô no estilo steampunk, andando de skate nas ruas de São Francisco e olha o resultado:

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Um macaco robô criado por um software chamado Stable Difusion apenas através de linhas de comando!

Publicidade

Nesse caso, usei uma versão light de um software chamado Stable Diffusion que usa inteligência artificial para criar as imagens, mas existem vários outros, como o Midjorney e Dall-e por exemplos.

Não é de hoje que a Inteligência Artificial faz parte do nosso dia-a-dia. 

Publicidade

O conceito existe há décadas e começou a ser testada nos anos de 1950, entre outros com Allen Newell e Herbert Simon, que fundaram o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade Carnegie Mellon, e Marvin Minsky que foi um dos fundadores do MIT AI Lab em 1959.

Aliás, foi em 1959 que o termo machine learning surgiu para descrever um sistema que faça com que computadores consigam aprender alguma instrução sem serem programados pra isso. 

Publicidade

Mas foi na década de 1980 que os estudos envolvendo o que se convencionou chamar de Inteligência Artificial começaram a se intensificar.

Pulando para 2021, a OpenAI – um consórcio de empresas que estudam e desenvolvem ferramentas que usam Inteligência Artificial – lançou o Dall-e. Um software desenvolvido com machine learning GPT-3 para criar imagens a partir de pedidos em texto.

De lá pra cá, o processo vem se aperfeiçoando ainda mais e outras empresas entraram na corrida para criar resultados cada vez mais realistas. Com a popularização desse tipo de ferramenta, é claro que muita gente vai utilizar isso pra criar imagens falsas. Alguns por brincadeira e outros pra atrapalhar a vida de alguém.

Mas como saber se uma imagem foi criada por Inteligência Artificial?

É o que você vai descobrir agora, clicando no vídeo abaixo:

É importante frisar que algumas das dicas mostradas no vídeo já não podem funcionar, visto que as ferramentas de I.A. estão melhorando rapidamente a cada nova versão. Mas mesmo assim, tem alguma coisa que você pode aproveitar.

Conclusão

Esperamos que essas dicas o ajudem a identificar imagens criadas por inteligência artificial e, no caso de alguma dúvida, fique à vontade para deixar nos comentários! 

Fontes:

https://huggingface.co/spaces/umm-maybe/AI-image-detectorhttps://aiornot.optic.xyz/https://twitter.com/EliotHiggins/status/1637927681734987777https://www.reddit.com/r/midjourney/comments/120vhdc/the_pope_drip/https://facta.news/articoli/2023/04/05/immagini-intelligenza-artificiale/https://maldita.es/malditatecnologia/20230322/consejos-detectar-imagenes-inteligencia-artificial-dalle/https://maldita.es/malditobulo/20230322/fotos-trump-detenido-inteligencia-artificial/https://teyit.org/analiz/papa-francisin-beyaz-mont-giydigi-fotografin-gercek-oldugu-iddiasihttps://huggingface.co/spaces/umm-maybe/AI-image-detectorhttps://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/10/29/a-historia-da-inteligencia-artificial/https://www.e-farsas.com/a-rara-foto-da-mona-lisa-ao-lado-do-leonardo-da-vinci-e-verdadeira-ou-falsa.html

O post Vídeo: Como identificar imagens geradas por inteligência artificial? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.