Falso: testes de Covid-19 já vêm com resultado marcado
Boatos usam fotos de kit de controle de qualidade para sugerir que testes vinham previamente marcados com positivo ou negativo
MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*
Mais de dois anos depois do início da pandemia de Covid-19, informações erradas ainda estão se espalhando nas redes sociais sobre os testes usados para diagnosticar se alguém tem a infecção ou não.
Desta vez, o boato é que uma enfermeira teria tirado fotos escondido no hospital em que trabalha e descobriu que "já vem escrito na embalagem se o teste vai dar resultado positivo ou negativo", de acordo com o que está circulando nas redes sociais. A mensagem teve origem em um grupo com mais de 13 mil membros no aplicativo Telegram.
A foto usada na publicação mostra dois pacotes diferentes de teste de antígeno Sars-CoV-2 da Acon Laboratories, uma empresa do ramo médico com sede nos Estados Unidos. Uma das embalagens é rotulada como “Cotonete de Controle Positivo”, enquanto a outra é rotulada como “Cotonete de Controle Negativo”.
A imagem é autêntica, mas não prova o que o usuário afirma. A palavra-chave no rótulo é "controle", porque os swabs (cotonetes) vistos são usados para controle de qualidade para garantir que o teste esteja funcionando corretamente, não para testes em pacientes.
Leia também
Entre os diferentes testes oferecidos pela Acon, um deles é o teste rápido de antígeno chamado Flowflex. A documentação do teste Flowflex lista os materiais fornecidos em cada kit, que inclui justamente os swabs de controle positivo e negativo, bem como os swabs nasais usados para testagem em pacientes.
O manual de instruções diz que os itens de controle "devem ser usados para garantir que o procedimento de testagem seja realizado corretamente". A empresa ainda cita as circunstâncias de uso do kit de controle. "Quando novos lotes de testes são usados e/ou quando um novo operador realiza o teste", e "em intervalos periódicos conforme ditado pelos requisitos locais e/ou pelos procedimentos de Controle de Qualidade do usuário".
Veja aqui o trecho do documento traduzido que fornece instruções sobre os cotonetes:
Outras empresas de equipamentos médicos, como a Abbott Laboratories — que também é uma norte-americana do ramo farmacêutico —, produzem testes que incluem kits de controle pelo mesmo motivo.
Na documentação do kit de teste rápido de antígeno Panbio Covid-19, por exemplo, a Abbott também lista os swabs de controle negativo e positivo e especifica que eles não devem ser usados para "coleta de amostras" e são para "uso de controle apenas".
Essa não é a primeira vez que o MonitoR7 faz uma checagem sobre os testes que detectam o vírus da Covid-19.
Confira outras reportagens sobre o assunto:
Assim, houve uma má interpretação dos rótulos. Cotonetes de controle positivo e negativo são rotineiramente incluídos em kits de teste para controle de qualidade para garantir que o teste esteja funcionando corretamente, e não para testagem de pacientes.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br
*Estagiária do R7, com edição de Fabíola Glenia