Mariah Carey inventou parceria entre divas pop e rappers? Falso
Apesar de ter popularizado a prática na indústria, feats de artistas de música pop e de hip-hop existem desde a década de 1980
MonitoR7|Do R7
Com mais de 30 anos de carreira, Mariah Carey é uma das maiores artistas da história da música. Com 19 hits número 1 na Billboard Hot 100, a voz de All I Want For Christmas Is You é dona de um dos catálogos musicais mais rentáveis do mundo.
Com tamanha influência nas paradas, a americana também é marcante na indústria por ter ditado tendências na música pop e no R&B. Uma delas foi ter popularizado as canções em que uma cantora divide os vocais com um rapper.
Quando Mariah lançou o remix do hit Fantasy em parceria com Ol' Dirty Bastard em 1995, o mundo todo parou para escutar a música e ficou no topo dos charts globais por dois meses seguidos.
Apenas de citar parcerias entre divas pop com rappers, é possível fazer uma extensa lista de músicas como The Monster (Rihanna e Eminem), Crazy In Love (Beyoncé e Jay-Z), Bad Blood (Taylor Swift e Kendrick Lamar) e California Gurls (Katy Perry e Snoop Dogg). Pode-se ainda incluir centenas de outros hits.
Quem foi responsável por trazer esta prática ao mainstream e popularizar foi Mariah Carey. Por isso, muitos fãs acreditam que a Rainha do Natal seja quem inventou as parcerias também.
Contudo, a americana apenas replicou, com maestria, uma tática utilizada desde a década de 1980. Você já deve ter notado uma outra voz na música Thriller, de Michael Jackson. O verso de rap é intrepretado por Vincent Price, mas não recebe o crédito no nome da canção de 1982, diferentemente dos outros hits já citados.
Quando se fala em voz feminina, a pioneira em dividir os versos com um rapper foi Janet Jackson. No EP especial de remixes Alright, lançado em 1990, a irmã do rei do pop já tem vocais conjuntos com Heavy D.