Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vídeo mostra apuração eleitoral com resultados que "não batem"?

Resultados divergentes da apuração dos votos de dois candidatos a vereador, nas eleições de 2020. Mas de urnas diferentes.

MonitoR7|Do R7

Publicação de rede social
Publicação de rede social Publicação de rede social

Um vídeo gravado nas eleições de 2020, que mostra aparente divergência entre os resultados impressos de um Boletim de Urna e os gerados pela urna eletrônica, tem voltado à tona nas redes sociais. Diversos usuários, principalmente do Twitter e do Facebook, estão usando essa gravação como uma suposta prova para desqualificar a urna eletrônica. 

Na gravação, um indivíduo compara os votos recebidos por dois candidatos a vereador do PSDB em Rio Branco (AC), Alex Souza e Pang Rocha. Ele mostra valores supostamente incompatíveis em relação a quantidade de votos recebidos por eles. Isso porque a quantidade de votos no boletim impresso da urna eletrônica é diferente daquele que aparece no aplicativo "Resultados", do TSE.

Os dois candidatos aparecem com um voto cada, no aplicativo. Já o boletim impresso registra quatro votos para um dos candidatos e zero para o outro. Entretanto, é possível constatar nas imagens que a comparação é feita com dados da mesma seção eleitoral (368ª), mas de duas zonas eleitorais diferentes, 1ª e 9ª. Ou seja, mesmo local de votação, mas urnas diferentes. Portanto, são dados diferentes, que não podem ser comparados.

O Boletim de Urna (BU) é um instrumento de verificação das urnas eletrônicas, que inclui todos os votos computados e é impresso ao final de toda votação. Todos podem acessá-lo, depois que os votos são contabilizados e transmitidos dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no aplicativo Resultados ou no site do TSE.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.