Autos Carros Após teste de colisão, Hyundai HB20 tem nota rebaixada para 1 estrela

Após teste de colisão, Hyundai HB20 tem nota rebaixada para 1 estrela

Crash test do Latin NCAP apontou danos aos passageiros em caso de impacto lateral e reduziu nota para o HB20: Associação de consumidores Proteste e Latin NCAP divulgaram resultado

  • Autos Carros | Marcos Camargo Jr

Teste de colisão lateral refeito mostrou que impacto na porta pode atingir tórax do passageiro

Teste de colisão lateral refeito mostrou que impacto na porta pode atingir tórax do passageiro

Latin NCAP

O Latin NCAP divulgou um novo resultado após crash test do modelo Hyundai HB20 2019 produzido e vendido no Brasil. Após o teste de colisão, segundo o órgão, o carro mostrou baixa proteção para os passageiros adultos. No documento divulgado pela Proteste e Latin NCAP, a colisão mostrou boa proteção de impactos para a cabeça e a pelve mas a porta atingiu o tórax durante a avaliação reduzindo a pontuação do HB20.

Latin NCAP

Segundo o Latin NCAP "o resultado do teste de auditoria mostra que o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral".

marcos camargo jr

Este foi um segundo teste realizado no veículo que foi adquirido pelo órgão e não cedido pela montadora. Inicialmente o Latin NCAP avaliou o Novo Hyundai HB20 em 2019, fabricado no Brasil, onde obteve quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. "Durante o impacto lateral, o tórax do dummy adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha), apresentando valores que excedem o limite biomecânico permitido pelo Latin NCAP", informou o órgão.

Latin NCAP

O Latin NCAP adicionou que "perguntou à Hyundai se eles poderiam explicar as diferenças de desempenho. O Latin NCAP também incentivou a Hyundai a melhorar o veículo auditado e a desenvolver uma abordagem de segurança mais robusta para o sistema já instalado no carro. Até o momento, a Hyundai não reagiu aos comentários do Latin NCAP."

Diante dos novos resultados do crash test, o R7 questionou a Hyundai Motor e recebeu uma nota de resposta que segue na íntegra:

"A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos.

Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano.

A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019.

Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração."

Últimas