Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Carro atingido por enchente: o que fazer nestes casos?

Chuvas fortes têm sido comuns em todo o país: saiba o que fazer para recuperar o carro e evitar que o estrago seja ainda maior

Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.


Não é segredo para ninguém que o Brasil é um país chuvoso, especialmente nesta época de calor. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, litoral norte, Rio de Janeiro e capitais como Salvador e Recife vêm sendo atingidas diariamente por chuvas bem fortes. Não é incomum ver carros completamente debaixo d'água nessas situações. Mas o que fazer nesses casos? Basta esperar a água baixar e ir embora com o veículo se ele funcionar "normalmente"?


A primeira providência é remover o veículo do local alagado. A chuva contém inúmeros detritos, vestígios de vírus e bactérias que são danosos para a saúde humana e também para o veículo. Mas o que deve ser feito nesses casos?

A providência "zero" é: não tente ligar o veículo sob nenhuma hipótese. Mesmo que tudo pareça bem, a água pode invadir componentes do motor e a parte elétrica. Então retire o carro do local de guincho sem ligá-lo.


1. Leve o carro a um mecânico e de guincho: é importante levar o carro a um mecânico de confiança para verificar se há danos adicionais além dos visíveis, em estofados, por exemplo. Um mecânico pode ver se tem água em áreas que não podem ser vistas, como o sistema de combustível ou o de ar-condicionado. Ele também vai verificar dutos, radiador, componentes do motor e tudo o que pode ser invadido pela água.



2. Acione o seguro: se o seu carro tiver seguro, acione o seguro imediatamente para relatar o sinistro e verificar se as coberturas se aplicam a esse tipo de evento. Vale lembrar que os seguros geralmente cobrem danos causados pela natureza. Porém, não cobrem o veículo caso seja comprovado que o motorista entrou na água por decisão própria. Isso pode ser comprovado pelo computador de bordo e central eletrônica, que vão reportar pane por entrada de água com o carro em movimento.


3. Se o carro não tiver cobertura de seguro, siga este passo a passo: o terceiro item importante é avaliar os estragos após ter removido o veículo. Isso deve ser feito sem pressa, com o carro seco. Verifique o nível de água que entrou no carro. Se for apenas água da chuva, o dano será menor, mas, se for água de enchente, pode haver problemas mais graves, pois se trata de água com resíduos de esgoto e bactérias que provocam doença. 


4. Verifique os fluidos: verifique os fluidos do motor, incluindo óleo, fluido de transmissão e fluido de freio. Se eles estiverem contaminados com água, você precisará trocá-los. Se não souber fazer isso, vale a pena consultar de qualquer forma um mecânico de confiança e, até por prevenção, trocar todos os fluidos do carro.


5. Verifique o sistema elétrico: verifique se o sistema elétrico do carro foi afetado pela água. Se o seu carro tiver ficao submerso, a eletricidade pode causar problemas, como falhas elétricas ou curtos-circuitos. O teste completo deve ser feito com o carro seco, após alguns dias. Reconecte a bateria e teste primeiro as luzes, depois os comandos, e por fim as funções do carro, como o ar-condicionado.



6. Desmonte todo o acabamento do carro se a água tiver entrado na parte interna. Isso é muito importante também pela questão da saúde. Vale a pena consultar um lava-rápido ou empresas de higienização especializadas na desmontagem e recuperação de partes alagadas. O carpete geralmente precisa ser trocado, bem como o forro interno do carro, o que parece complicado, mas é simples. Apenas lavar ou esperar secar não resolve o problema. Já bancos e forrações internas precisam ser avaliados. Alguns têm mecanismos eletricos que devem ser avaliados (sensores, parte mecânica de ajustes, entre outros).


Vale saber ainda que, em caso de seguro acionado para recuperar o carro após enchente, certamente ele terá histórico de sinistro no documento. Isso vai desvalorizar o carro no futuro, em caso de venda. Antes de comprar um carro usado que pode ter sido vítima de enchente, vale a pena fazer sempre um laudo cautelar, que poderá atestar a passagem do carro pela água, o que pode prejudicar sua estrutura, bem como apontar o histórico do sinistro no documento.


A dica final é ter sempre cuidado. Não atravessar áreas alagadas com o carro e estacionar somente em locais seguros, com mínimo risco de enchente, para evitar problemas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.