Contra Ranger 2024, Fiat e Chevrolet já preparam novos modelos: veja o que sabemos
S10 e Titano vão ter visual arrojado e motorização turbodiesel com 200 cv
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
No ano das picapes, uma vez que as marcas já lançaram diversos modelos, como a Ford Ranger 2024, deve haver mais duas novidades, como a Chevrolet S10, que já roda pelo país camuflada, e a Fiat Titano, que já teve teasers divulgados pela marca. Ambas apostam em um visual arrojado e motorização turbodiesel com 200 cv, sendo que o modelo da montadora italiana deve ter um foco comercial.
VOLTOU! Nova Chevrolet S10 Midnight 2023 com novas cores, itens de série e preço de R$ 310 mil. Veja o vídeo!
Fiat Titano
Esperada para este ano, a Fiat Titano deve contar com expertise da marca ao produzir e vender a Strada e Toro, que são líderes de vendas, e, também, da Ram, marca da Stellantis, conhecida por vender a nova Rampage e as tradicionais Classic, 1500, 2500 e 3500. Além disso, esse projeto da marca italiana é derivado da Peugeot Landtrek, que é comercializada no Uruguai. Mas dentro do Grupo Stellantis a picape será vendida no Brasil pela Fiat, que é uma fabricante de alto volume de vendas.
Dessa forma, é esperada uma picape média que chegue com qualidade de produção, visual pensado para o público brasileiro e com uma ampla gama de versões, como acontece com a Strada e a Toro, trazendo preços competitivos. O modelo será voltado para o uso comercial.
Visualmente, a Fiat já divulgou alguns teasers que mostram a Titano, mas não por completo. O modelo terá uma ampla grade frontal, santantônio de metal tubular e a tampa traseira lisa. Por dentro, a novidade contará com painel de instrumentos digital e com uma central multimídia com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de ter imagens de 360 graus do veículo, o que facilitará as manobras do dia a dia. Já o volante seguirá o padrão da marca e os bancos serão de couro perfurado e com ajustes elétricos para o motorista. Os botões do ar-condicionado, trava de portas e do bloqueio do diferencial traseiro e Hill Assist Descent Control estão voltados para o condutor.
Sob o capô, a nova Fiat Titano deve ser equipada com motor 2.2 litros turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 200 cv com torque de 45,9 kgfm. Esse propulsor também equipa a nova Fiat Ducato, porém na van tem apenas 140 cv. A transmissão será automática de seis posições, e a tração, 4x4. A montadora ainda não revelou as medidas da picape nem a capacidade de carga e de reboque.
Nova Chevrolet S10
Lançada no Brasil em 1995, a Chevrolet S10 é uma das picapes médias mais vendidas no mercado nacional. Portanto, para manter os bons números de vendas no país, a Chevrolet já começou a testar a nova S10 nas ruas brasileiras, uma vez que foi flagrada camuflada rodando pelo interior de São Paulo recentemente.
Diferentemente da Fiat Titano, que é esperada para os próximos meses, a nova Chevrolet S10 deve desembarcar por aqui apenas em 2024, após o lançamento da Silverado neste ano. Com isso, a marca americana terá três modelos de picapes no Brasil: Montana, S10 e Silverado.
No visual, a Chevrolet S10 2024 deve ter desenho parecido com a "prima" americana Colorado. A grade frontal pode ser ampla e bipartida, os faróis de milha são menores do que os atuais e os convencionais serão afilados. Já a traseira adota amplos faróis na vertical no formato de "B".
O interior pode adotar o mesmo padrão da nova Montana ao mesclar painel de instrumentos analógico ao lado de uma ampla central multimídia de 11,3 polegadas com sistema MyLink com conexão com OnStar, Android Auto e Apple CarPlay. Também pode ter nas versões mais caras painel de instrumentos 100% digital de 8 polegadas, como acontece nos Estados Unidos.
Em relação à motorização, a nova Chevrolet S10 deve manter o motor 2.8 litros turbodiesel, que rende 200 cv com torque de 50,9 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades. No entanto, se a montadora decidir trazer o novo motor 2.7 litros turbo a gasolina, que entrega 314 cv com 59,4 kgfm, acoplado com um câmbio de oito posições, pode equipar a versão Z71. A marca, porém, ainda não divulgou detalhes de motorização da nova versão da picape.
Mercado de picapes médias no Brasil
Atualmente, o segmento de picapes médias no Brasil é liderado pela Toyota Hilux, que é testada na Austrália com motorização híbrida e teve 21.524 unidades vendidas neste ano. O modelo é seguido pela Chevrolet S10, com 13.816 unidades emplacadas no primeiro semestre. Logo atrás, ficou a Ford Ranger modelo 2023, com 8.326 unidades negociadas. Apenas a Ranger 2024 teve mais de 3.000 unidades comercializadas pela marca. A Mitsubishi L200, que também ganhará um novo visual fora do Brasil neste ano, teve 5.229 unidades contabilizadas. Já a Nissan Frontier teve 3.878 unidades adquiridas e a Volkswagen Amarok, que terá um facelift em breve, teve 3.779 unidades licenciadas entre janeiro e junho deste ano.
* Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.