Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Exclusivo: Salão do Automóvel precisa mudar formato para acontecer em 2025

Apuração do R7-Autos Carros revela que evento deve ganhar um novo formato

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window


Stellantis/Divulgação

A volta do Salão do Automóvel é especulada desde o início do ano em um evento que já teria até mesmo data para ocorrer: março de 2025. No entanto, uma apuração exclusiva do R7-Autos Carros junto a entidades e montadoras mostra que ainda há um longo caminho para que este evento retorne ao calendário da cidade de São Paulo.

Nissan/Divulgação

Fontes de associações consultadas pela nossa reportagem dizem que indo além do desejo dos fabricantes e adequação dos custos, o formato do Salão do Automóvel em si tem que mudar.

Stellantis/Divulgação

“Precisa ter um formato que envolva a venda de carros para ser viável, uma vez que do ponto de vista de prestígio o Salão em São Paulo atrai visitantes do Brasil todo”, disse uma fonte.

Stellantis/Divulgação

Além disso, várias fabricantes de veículos consultadas pela nossa reportagem são unânimes em afirmar: hoje não há nenhum movimento interno a respeito do Salão do Automóvel. Como o processo de aprovação destes grandes eventos envolve um orçamento generoso, com aval das respectivas matrizes, ainda não é possível dizer que o evento está confirmado.


Stellantis/Divulgação

Do lado da Anfavea, a ideia do Salão está consolidada. O presidente Lula também já se manifestou mais de uma vez a favor do evento. Já no início do ano, Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse em uma entrevista onde o R7 estava presente que o evento deve acontecer.

Na última coletiva de imprensa mensal, Leite afirmou que o Salão deve retornar no segundo semestre de 2025. A assessoria da entidade disse ainda que a volta do evento dependerá de vários fatores, como a disponibilidade do Anhembi ou SP Expo para que o evento volte a acontecer.


Stellantis/Divulgação

Além da Anfavea (associação das montadoras) e da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), representantes da Fenabrave (distribuidores), AEA (engenheiros) e até mesmo empresas do ramo de autopeças são simpáticas ao evento. Já entidades como a Abeifa, que reúne importadores de veículos, não seriam tão simpáticas a um retorno do Salão paulista.

Ford/Divulgação
Ford/Divulgação Ford/Divulgação

Um dos entraves para a volta do Salão é o alto custo em um evento apenas no formato de exibição. O próprio presidente da Anfavea já disse publicamente que a ideia é um evento híbrido, com uso do Sambódromo do Anhembi ao lado do pavilhão como pista de testes para os veículos. Mas, pelo visto, muita coisa deve acontecer para que o Salão do Automóvel volte a abrir as portas ao público.


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.