Frio repentino? Existe um item que você precisar olhar no seu carro
Fungos e bactérias podem estar escondidos em um item que merece sua atenção: o filtro de cabine
Existem vários tipos de filtros no automóvel e um deles tem grande importância quando se trata de climatização e saúde. E, em tempos de frio repentino, muita gente simplesmente aciona o ar quente sem se preocupar.
Para que o uso do ar quente seja possível sem preocupação existe um item de suma importância que deve ser verificado: o filtro de cabine. Esse filtro elimina componentes como ácaros e bactérias, evitando problemas respiratórios e dermatológicos aos passageiros. Não significa que o ar se torna puro por si só, mas sua atuação reduz as chances de inalar partículas prejudiciais à saúde.
Esse filtro fica geralmente abaixo do porta-luvas e, acredite, muita gente nem sabe que ele existe ou que ele deve ser trocado. Antes de acionar o ar condicionado para se refrescar ou então o aquecedor/ar quente, é de suma importância verificar o filtro de cabine.
Sua substituição é bem simples. Há uma indicação do fluxo de ar na parte lateral da peça. O filtro de cabine fica apenas encaixado e pode ser removido, sendo que o seu custo é bem acessível. Caso não o encontre, vale a pena procurar um profissional especializado, pois a troca não leva 5 minutos.
Fabricantes indicam que conforme o uso surgem pequenas manchas no elemento filtrante, o que pode indicar a presença de agentes biológicos. São fungos e até bactérias que vivem nesses elementos e podem prejudicar saúde. Em tempos mais frios, a presença do ar quente passando pelo elemento filtrante pode acelerar a proliferação de micro-organismos. Faça a troca e permita que o ar quente flua para dentro do carro sem riscos à saúde.
NOVO TIGGO 8 PRO: mais barato que T-Cross Highline. VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.