Autos Carros Manter higienização do carro é fundamental no pós-pandemia

Manter higienização do carro é fundamental no pós-pandemia

Veja como fazer a higienização em casa mantendo cuidados importantes no uso cotidiano do automóvel

FreePik

Com a queda nas taxas de contágio do coronavírus em todo o país, é natural que a população descuide de algumas práticas. No uso do automóvel isso também pode ocorrer. 

Uma das formas de prevenir o contágio do coronavírus no carro é o uso do álcool 70%, além da limpeza e higienização frequentes especialmente na parte interna. No entanto, sua aplicação requer alguns cuidados específicos no automóvel.

limpeza de superfície pode ser feita com água e sabão: álcool deve ser evitado por vários motivos

limpeza de superfície pode ser feita com água e sabão: álcool deve ser evitado por vários motivos

Freepik

Isso porque o álcool do tipo etílico não deve ser aplicado em superfícies plásticas sem pintura: painel, console, puxadores de porta e outros itens não devem receber álcool mesmo diluído em água. Isso porque o álcool é inflamável e ataca a composição do plástico deixando o ressecado. A longo prazo a superfície ficará manchada e pode até quebrar e rachar. Em casos extremos, nos dias quentes, o alcool pode ainda causar incêndio em contato com superfícies quentes.

Scu.xu

A limpeza como um todo é vital. Lavagem da carroceria, limpeza interna e aspiração são importantes por questão de higiene. Apenas alguns cuidados adicionais são necessários:

Veja como higienizar o carro usando álcool e fazendo a limpeza de forma correta:

Após lavar e secar o carro ou limpa-lo a seco vale a pena aplicar álcool 70% nas maçanetas que são o ponto de contato ao abrir e fechar o veículo;
Plásticos e forrações internas podem ser limpos com um simples pano bem úmido com detergente neutro.

Outra alternativa é usar produtos específicos de limpeza para parte interna do carro como os chamados multilimpadores ou “APC” (limpadores de uso geral) específicos para usar no automóvel vendidos em casas de autopeças e acessórios.

Telas multimídia e cluster devem ser limpos com álcool isopropílico

Telas multimídia e cluster devem ser limpos com álcool isopropílico

Freepik

Telas multimídia e cluster digitais jamais devem ser limpos com álcool 70°. O ideal é usar álcool isopropílico que é específico para esses produtos. Geralmente são chamados de “Limpa telas” comercialmente. É importante aplicar com pano de microfibra bem macia.

Limpeza dos bancos pode ser feita com pano úmido e detergente ou produto específico

Limpeza dos bancos pode ser feita com pano úmido e detergente ou produto específico

Freepik


Bancos podem ser limpos com pano úmido e detergente aplicado na superfície. Também não se deve usar álcool em tecidos especialmente nos bancos em couro. Há produtos específicos para limpar couro e tecidos nas lojas de som e acessórios;

Veja como fazer a limpeza interna do carro com as dicas do canal Autos TV

Últimas