Autos Carros R7 já viu o Fiat Fastback, futuro rival do Renault Arkana

R7 já viu o Fiat Fastback, futuro rival do Renault Arkana

Modelo está exposto no novo centro de design da Fiat

Fiat Fastback no novo centro de design da FCA

Fiat Fastback no novo centro de design da FCA

Marcos Camargo

Acostume-se com estes dois nomes: a Fiat e a Renault podem lançá-los aqui até o final de 2020 incrementando a gama de utilitários esportivos. A fórmula é composta por uma carroceria de SUV, elevada, e de perfil esportivo com traseira ao estilo cupê. Na receita estará o motor pequeno e turbinado para andar bem e consumir pouco. Os dois produtos tem muito em comum e devem custar entre R$ 100 e R$ 150 mil.

Renault Arkana

Renault Arkana

Divulgação

Hoje o R7 viu de perto o Fastback no novo Centro de Design da FCA, em Betim/MG. As formas definitivas estão quase prontas e até nisso há semelhança entre os produtos Fiat e Renault. É possível que o futuro produto de FCA nem tenha esse nome mas sua vinda é certa.

Traseira Fiat Fastback

Traseira Fiat Fastback

Marcos Camargo

No caso do Arkana, as lanternas são unidas em um só conjunto, de perfil esportivo. No caso do Fastback o modelo ainda em argila mostra essa pretensão mas ainda não está batido o martelo sobre o assunto. A dianteira seguirá o estilo da Toro, arrojado e atual.

Fiat Fastback está próximo de ser lançado

Fiat Fastback está próximo de ser lançado

Marcos Camargo

O Fiat Fastback, no entanto, não será o estreante da linha motores turbo que já está sendo aprimorada em Betim. O 1.3 terá duas versões: uma com 150cv e outra com 180cv mas esses propulsores chegam antes na Toro, e nos Jeep Compass e Renegade. As versões 1.0 turbo terão seu lugar na linha do Renegade, Cronos e Argo.

Renault Arkana concorrerá diretamento com o Fiat Fastback

Renault Arkana concorrerá diretamento com o Fiat Fastback

Divulgação

Já o Renault pode estrear o motor 1.3 turbo com o Arkana. Ele foi lançado na Rússia há quatro meses, usa a evolução da plataforma B0 usada no Captur, Duster e Sandero. Lá fora o motor 1.3 denominado TCe gera 170cv e será uma evolução natural da atual linha SCe.

A Fiat e a Renault não confirmam a chegada de nenhum dos dois modelos. No entanto o raciocínio é simples: o Fiat Fastback já foi mostrado no Salão, evoluiu para uma versão bem realista em menos de um ano e pode ter um motor que a FCA confirma que irá chegar. A Renault tem a plataforma pronta e demanda para um SUV médio sendo que hoje não atua neste segmento e o Koleos seria muito caro para o nosso mercado. 2020 está logo ali para nos responder.