Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Volvo abandona ideia de vender só carros elétricos após 2030

Empresa seguirá desenvolvendo modelos híbridos para vários países

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window


Volvo XC60 híbrido que integra o Volvo Recharge Offer
Volvo XC60 híbrido que integra o Volvo Recharge Offer

Em um comunicado distribuído em vários países, inclusive no Brasil, a Volvo afirmou que os planos de se tornar uma marca 100% elétrica até 2030 não será atingido. Em vez disso, a empresa pretende vender uma mistura de híbridos leves, híbridos plug-in e veículos elétricos até o final da década por questões de “mercado”.

XC90 combinava motor diesel 2.0 quatro cilindros turbo com sistema híbrido leve
XC90 combinava motor diesel 2.0 quatro cilindros turbo com sistema híbrido leve Volvo/Divulgação

Em um press release com o título “Volvo Cars continua comprometida com futuro 100% elétrico” a marca sueca explica que 90% do seu portfólio será eletrificado. E esse termo quer dizer modelos híbridos mas não necessariamente elétricos incluindo até mesmo híbridos leves.

Volvo XC60 híbrido é o segundo modelo mais vendido da marca no país
Volvo XC60 híbrido é o segundo modelo mais vendido da marca no país

A montadora explica que houve uma alteração nas “condições de mercado”  e que 26% das vendas no segundo trimestre vieram de veículos elétricos, enquanto 48% vieram de veículos elétricos ou híbridos plug-in.

Volvo XC90 híbrido 2023 ganha sistema Google e fica mais caro: veja
Volvo XC90 híbrido 2023 ganha sistema Google e fica mais caro: veja Volvo/Divulgação

Com isso a Volvo seguirá desenvolvendo modelos híbridos para vários mercados. No comunicado a Volvo diz que embora não seja o que a empresa queria, a mudança foi necessária devido à implementação mais lenta do que o esperado da infraestrutura de recarga, a uma retirada de incentivos governamentais em alguns mercados e às incertezas criadas pelas recentes tarifas sobre veículos elétricos.


Volvo empresta carros híbridos de graça por 4 dias
Volvo empresta carros híbridos de graça por 4 dias

Em um comunicado, o CEO da Volvo, Jim Rowan, disse: “Estamos resolutos em nossa convicção de que nosso futuro é elétrico”, pois isso “proporciona uma experiência de condução superior e aumenta as possibilidades de uso de tecnologias avançadas que melhoram a experiência geral do cliente.” No entanto, ele reconheceu que a “transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e mercados estão se movendo em velocidades diferentes de adoção.”

Principal atração das novas versões, o motor híbrido T8 entrega 407 cavalos de potência combinada, suficientes para acelerar o SUV de 2,3 toneladas de 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos
Principal atração das novas versões, o motor híbrido T8 entrega 407 cavalos de potência combinada, suficientes para acelerar o SUV de 2,3 toneladas de 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos Divulgação/Volvo

No caso do Brasil, o CEO Marcelo Godoy explica que “A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificada. Todos os modelos Volvo vendidos no país são totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos. Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”.

VOLVO XC90 2022: 407cv e faz 16km/litro na CIDADE! + resumo das mudanças na nova linha. VEJA O VÍDEO!


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.