O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a 6ª reunião extraordinária da América do Sul (Prosul)
Marcos Corrêa/PRO presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), comemorou a reação da economia brasileira e disse que o Brasil é o único país do mundo que registra dados positivos. A declaração foi dada nesta sexta-feira (9) durante agenda em Imperatriz, no Maranhão.
"Acho que somos o único país do mundo que está com esses dados positivos da economia. Vamos ter inflação menor que os Estados Unidos, menor que a União Europeia. Combustíveis estão lá embaixo, energia caindo, só temos boas notícias para a população", afirmou Bolsonaro.
"Se Deus quiser isso vai continuar agindo dessa maneira. Temos excelente equipe econômica. Garantimos R$ 600 [referentes ao Auxílio Brasil], repito, gasolina lá embaixo, álcool lá embaixo, o Brasil tem tudo para dar certo", acrescentou.
A queda no preço dos combustíveis (-10,82%) resultou em uma deflação de 0,36% no mês de agosto. Trata-se da menor variação para o mês desde 1998 (-0,51%), segundo dados divulgados nesta sexta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a segunda deflação consecutiva, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 8,73% nos últimos 12 meses, patamar abaixo dos dois dígitos pela primeira vez desde setembro do ano passado. No ano, o índice tem alta de 4,39%.
A deflação do mês é novamente justificada pela redução das alíquotas do ICMS sobre gasolina e energia elétrica nos estados e pelo corte do PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o fim de 2022. O alívio deve ser sentido pelas famílias até o fim deste ano.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.