Trump e Musk e a influência do bilionário
Parceria entre Donald Trump e Elon Musk sugere posição de destaque do bilionário no governo americano
O presidente eleito ainda não definiu sua posição, mas, mesmo informalmente, o bilionário tem uma posição de destaque ao lado do republicano.
O presidente eleito, o republicano Donald Trump, permitiu que o bilionário Elon Musk participasse de uma ligação entre ele e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Segundo relatos da imprensa americana, Trump estava com Musk em Mar-a-Lago, Flórida, quando Zelensky ligou para parabenizar o presidente eleito. A conversa teria sido positiva e cordial. Trump colocou a chamada no viva-voz, e Zelensky agradeceu a Musk por sua ajuda ao fornecer internet via satélite para a Ucrânia, que está em guerra com a Rússia. Nenhuma questão política sobre o andamento do apoio americano à Ucrânia foi debatida.
Veja Também>
O gesto chama a atenção pela proximidade do bilionário com o presidente eleito. Trump já afirmou algumas vezes, mas ainda não está claro de que forma Elon Musk vai atuar no governo americano a partir do ano que vem. Uma das possibilidades discutidas é que ele lidere um grande esforço por corte de gastos.
Por outro lado, as empresas de Musk já têm dezenas de contratos com o governo e agências como a NASA.
O bilionário liderou um grupo político de apoio a Trump que teve importante participação no estado decisivo da Pensilvânia. Musk gastou cerca de U$ 120 milhões de dólares na campanha, aproximadamente R$ 700 milhões de reais.
Já sobre a Ucrânia, o presidente eleito sempre foi um crítico aos bilhões gastos pelos americanos no conflito com a Rússia. Trump defendeu durante a campanha a retirada da ajuda para forçar uma negociação de paz.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.