General iraniano deixa exército de prontidão após reunião com EUA sobre acordo nuclear
A quarta rodada de conversa entre americanos e iranianos não obteve avanço significativo e deixa exército do país persa em tensão.
O presidente do Estado-Maior das Forças Armadas Iranianas, major-general Mohammad Baqeri, comandou uma inspeção aos militares e os deixou novamente em estado de alerta.
“Nossas Forças Armadas estão em total prontidão para lidar com qualquer situação”, disse ele após uma série de visitas em vários quartéis-generais do país.
O principal general do país visitou inspeções no Golfo Pérsico, no Estreito de Ormuz e no Mar de Omã.
Os Estados Unidos vêm adotando desde a chegada de Trump ao poder uma pressão máxima para o Irã não enriquecer o programa nuclear e ter acesso a bombas atômicas.
Lembrando que o Irã, por ordem do Aiatolá Khamenei (principal líder do país), proibiu os iranianos de terem acesso a qualquer tipo de armamento com base nuclear. O programa deles seria apenas para fins pacíficos, apesar da desconfiança da comunidade internacional.
Hoje, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse que o país não quer ter armas nucleares e diz que espera um acordo logo com os americanos.
“Estamos em diálogo porque desejamos a paz. Nosso país está comprometido em promover a estabilidade e a segurança na região, e acreditamos que as nações desta região são como irmãs, vivendo juntas em harmonia e tranquilidade. Não há necessidade de intervenção externa de fora da região para resolver nossas preocupações.”
Apesar de tudo, as pressões e as sanções ao governo e empresários iranianos continuam. O exército segue de prontidão. Comunidade internacional segue esperançosa, pois um acordo pode trazer estabilidade tão esperada para o Oriente Médio.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp