Antônio Costa: primeiro-ministro aguarda confirmação de petista em Lisboa.
Manuel de Almeida / EFE - EPA - 25.11.2021Estão em andamento em Lisboa os preparativos para a provável visita do presidente eleito, Lula da Silva, após passagem pela Conferência do Clima, a COP27, que acontece no Egito. O país acena ao brasileiro com gestos políticos claros e públicos. "É com renovada esperança que se ouviu o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, renovar o seu compromisso com a desflorestação zero da floresta amazônica" – declarou o primeiro ministro português Antônio Costa, em seu pronunciamento em Sharm el-Sheikh, em mesa redonda ao lado de autoridades como Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Fontes diplomáticas do lado português relatam que as tratativas estão em andamento para o encontro entre o brasileiro e Costa, um dos primeiros a cumprimentar Lula pela vitória, em 31 de outubro. O líder português mencionou expressamente a retomada da cooperação “em torno de causas globais”.
As autoridades portuguesas experimentaram constrangimentos com o governo Bolsonaro. O presidente não compareceu a mais de um evento oficial com altos representantes do país, como sinal de descontentamento ante as relações portuguesas, mesmo que institucionais, com seu adversário petista.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.