Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Portugal volta a acenar a Lula e prepara eventual visita do petista

Presidente eleito foi saudado como "renovada esperança" de preservação da floresta amazônica, pelo primeiro ministro Antônio Costa, na COP27

Christina Lemos|Do R7

Antônio Costa: primeiro-ministro aguarda confirmação de petista em Lisboa.
Antônio Costa: primeiro-ministro aguarda confirmação de petista em Lisboa. Antônio Costa: primeiro-ministro aguarda confirmação de petista em Lisboa.

Estão em andamento em Lisboa os preparativos para a provável visita do presidente eleito, Lula da Silva, após passagem pela Conferência do Clima, a COP27, que acontece no Egito. O país acena ao brasileiro com gestos políticos claros e públicos. "É com renovada esperança que se ouviu o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, renovar o seu compromisso com a desflorestação zero da floresta amazônica" – declarou o primeiro ministro português Antônio Costa, em seu pronunciamento em Sharm el-Sheikh, em mesa redonda ao lado de autoridades como Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Fontes diplomáticas do lado português relatam que as tratativas estão em andamento para o encontro entre o brasileiro e Costa, um dos primeiros a cumprimentar Lula pela vitória, em 31 de outubro. O líder português mencionou expressamente a retomada da cooperação “em torno de causas globais”.

As autoridades portuguesas experimentaram constrangimentos com o governo Bolsonaro. O presidente não compareceu a mais de um evento oficial com altos representantes do país, como sinal de descontentamento ante as relações portuguesas, mesmo que institucionais, com seu adversário petista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.