Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A sujeira e as doenças

O que estamos esperando para um mutirão de limpeza em BH, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, enfim, nas 34 cidades da região metropolitana?!

Eduardo Costa|Do R7

A dengue segue fazendo vítimas em Minas
A dengue segue fazendo vítimas em Minas A dengue segue fazendo vítimas em Minas

Quem de nós não levou broncas lá pelos 8 anos de idade quando não queria tomar banho? A minha mãe sempre acrescentava à advertência: “Pobreza é uma coisa, porcaria é outra”. Quem de nós nunca ouviu um médico dizendo da relação direta entre a falta de saneamento básico e excesso de lixo nas cidades com a proliferação de doenças? Então, o que estamos esperando para um grande mutirão de limpeza em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, enfim, nas 34 cidades da região metropolitana?

Leia também

A dengue segue fazendo vítimas em Minas Gerais. O número de mortes em decorrência da doença já chegou a 21, sete a mais do que o último boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) em 22 deste mês. Vale ressaltar que não significa que os casos aconteceram neste intervalo de tempo. A situação pode ser ainda pior. Ainda estão sendo investigados outros 66 óbitos. O número de casos prováveis – que engloba os confirmados e os suspeitos – já ultrapassam 165,8 mil.

É claro que também há relação direta entre a sujeira e a pobreza; afinal, as pessoas vivem nas ruas e as consequências são conhecidas. Tanto que o prefeito Kalil assinou ontem dois decretos com medidas para fazer face ao aumento de 11% no número de famílias no cadastro de situação de extrema pobreza na capital. Vai dar R$100 por mês e garantir funeral gratuito para quem não pode pagar.

Juntando as duas pontas temos de tomar providências em longo e curto prazo. As de efeito mais demorado dependem da economia, de ações no Governo Federal e, no que nos toca, votar cada vez melhor e cobrar de nossos representantes postura condigna. Para já precisamos tornar nossas cidades habitáveis. E ai entro em assunto que vai render polêmica: é preciso adotar tolerância zero em relação a sujeira na cidade. Reparem que não falei em limpeza. O problema é a sujeira. Todos temos de ajudar… Nada de estacionar na rua, jogar papéis e tudo o mais na calçada e nem de ocupá-la indevidamente: isso vale até para os moradores em situação de rua que, na minha opinião, têm sim o direito de ir e vir e não se estabelecer, com móveis e utensíllios. Neste caso, cumpre ao município oferecer alimentaçao e abrigo aos desvalidos. No mais, é tolerânia zero contra a porcaria. E é prá já.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.