Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eduardo Costa - Blogs

De repente...

Crime no interior de Minas e compra do Cruzeiro por Ronaldo Fenômeno são alguns dos exemplos de momentos do "repente"

Eduardo Costa|Eduardo Costa

Em fração de segundos, tudo pode mudar
Em fração de segundos, tudo pode mudar

Guardo muito respeito pelo repente. Talvez por falar, todos os dias, pelo menos quatro horas, ao vivo, no rádio e na TV. E um dos significados do repente é “qualquer improviso ou verso improvisado”: Ou, porque a outra definição é “ação repentina, dito repentino e impensado”. Então, qualquer palavra mal colocada pode acabar com a minha carreira. Pior, com a vida de alguém. Então, mesmo sabendo que minha cota já foi atendida, peço a Deus para não me deixar caluniar, ofender, mostrar-me arrogante nas palavras não escritas.

Esta semana tivemos alguns exemplos de como o repente pode custar caro. Na política, alguém soprou no ouvido do Zema para fazer projeto limitando o reajuste do IPVA aos índices da inflação, alegando que, além de ficar bem com os donos de veículos, o governador forçaria a Assembleia a votar a recuperação fiscal tão esperada por ele. Do outro lado, as raposas contra-atacaram, aprovando projeto que congela o imposto. Mais um imbróglio pro Zema.

Na polícia, uma tragédia, que vem de Verdelândia, a 600 quilômetros de Belo Horizonte. Um homem discutiu com outro, num bar, foi em casa, pegou uma arma, chamou um amigo, voltou e matou o desafeto. Mal sabia ele que a vítima havia salvo seu filho de morrer afogado, um dia antes. As brigas de trânsito, algumas com resultado morte, já cansei de ver e reportar.

No futebol, sem entrar no mérito sobre quem estava certo, o que aconteceu em nosso aeroporto internacional foi algo definitivo para ensinarmos aos filhos o valor da calma, da prudência, do contar até 10, 100 ou mil. Depois de muitas vitórias, o jogador Héver estava com a família prestes a embarcar quando se desentendeu com um provocador, entrou em luta corporal, perdeu o voo e está agora sujeito a processo, além de memes em todos os cantos da internet.


Você pode até dizer que ninguém tem sangue de barata, que não leva desaforo para casa e muito mais. E te direi: “O repente está de olho em você e pode mudar o rumo de sua história”.

Especialmente nesta época do ano, em que uns estão mais ansiosos, outros deprimidos e muitos bêbados, cuidado com o repente.


Não estou dizendo que o repente não tem seu lado bom, quando aparece o grande amor, a grande chance.

Aliás, o repente, é fantástico. Um dia, o Cruzeiro vendeu o Ronaldo. Ele virou fenômeno e, 27 anos depois, comprou o Cruzeiro.

Cuide-se, busque o equilíbrio, mas, sem pânico. Afinal, como dizem os titãs, o acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.