Empreendendo Direito Teoria do Planejamento do Trabalho: o segredo de uma equipe produtiva!

Teoria do Planejamento do Trabalho: o segredo de uma equipe produtiva!

Reprodução

Todos sabemos que as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que contam com equipes produtivas e eficazes. Mas qual é o segredo dessas equipes?

Ter colaboradores qualificados e comprometidos é essencial, mas não é suficiente, pois esses colaboradores precisam de um ambiente de trabalho harmônico, motivador e ferramentas de trabalho adequadas. Dessa forma, é possível agir em conjunto para promover os melhores resultados, com agilidade, pontualidade e criatividade.

Além disso, a forma como as tarefas de uma equipe são definidas e organizadas faz toda a diferença no resultado final. Hoje, iremos falar sobre a Teoria do Planejamento do Trabalho, também conhecida como Modelo das Características do Trabalho.

Segue a leitura para entender como aplicar esse modelo no dia a dia da sua equipe!

Teoria do Planejamento do Trabalho

A Teoria do Planejamento do Trabalho, ou Modelo das Características do Trabalho, é um modelo proposto pelos psicólogos organizacionais J. Richard Hackman e Greg Oldham e baseia-se no princípio de que todo trabalho pode ser descrito por cinco características essenciais. Se todas as cinco etapas forem respeitadas, os resultados das tarefas serão muito mais assertivos e satisfatórios.

Vamos entender quais são essas cinco características?

Significância da tarefa

Todas as tarefas executadas devem ter um significado. O colaborador que vai executar deve entender qual a relevância daquela tarefa para si e para a organização como um todo e o quanto sua execução vai impactar positivamente ou negativamente os resultados finais.

Variedade de competências

Todas as tarefas exigem uma variedade de competências e habilidades distintas para que sejam finalizadas de forma satisfatória.

Identidade da tarefa

Os executores de uma tarefa devem compreender que seu trabalho permite a realização de algo identificável, ou seja, a tarefa tem começo, meio e fim e é possível alcançar um resultado tangível.

Autonomia e responsabilidade

O colaborador que vai realizar a tarefa deve ter autonomia para tomar decisões e definir os prazos e métodos utilizados para a execução da mesma. Isso é importante para manter o colaborador motivado, confiante e com senso de responsabilidade pela obtenção dos resultados.

Feedback

Ao finalizar uma tarefa, o colaborador deve receber informações sobre seus resultados para compreender seu desempenho e, assim, fazer os ajustes necessários na sua conduta para que os próximos resultados sejam mais assertivos. O feedback pode ser interno (uma auto-avaliação do trabalhador) ou externo (dado pelos superiores ou colegas de equipe).

Se aplicadas da maneira correta, todas essas características levam a maior motivação da equipe, melhor desempenho na execução das tarefas, satisfação pessoal e profissional dos colaboradores, aumento da performance da equipe e diminuição do absentismo e do turnover da empresa.

Como usar a Teoria do Planejamento do Trabalho para ter uma equipe mais motivada?

É claro que não é possível estabelecer apenas tarefas atrativas para os colaboradores de uma empresa. E em alguns contextos, não será possível aplicar a Teoria do Planejamento do Trabalho por inteiro na sua equipe. Porém, quanto mais próximo desse modelo, mais satisfatórios serão os resultados da sua equipe.

Veja algumas dicas para aumentar a motivação dos colaboradores na execução de tarefas:

● Variar as tarefas e o colaborador ou time responsável por elas é importante para mantê-los interessados e variar também as competências necessárias;

● Sempre que possível, atribua as tarefas a um grupo de colaboradores. Com mais pessoas envolvidas, a significância da tarefa será maior;

● Como líder, é importante saber delegar tarefas. Confie na capacidade dos seus colaboradores e os dê total autonomia e responsabilidade diante de suas respectivas tarefas;

● Engaje sua equipe nas novas ideias e na realização de novos projetos! Isso é importante para mantê-los interessados e fazer com que se sintam parte da organização;

● Ofereça bons feedbacks para a sua equipe. Associe os resultados das tarefas a quem as executou, faça elogios sempre que puder e corrija e oriente sempre que necessário.

A Teoria do Planejamento do Trabalho é uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas e uma grande aliada dos líderes de equipes! Se bem aplicada, a Teoria pode ajudar a promover não só uma equipe produtiva, mas também uma equipe motivada, satisfeita e feliz com o próprio trabalho.

Últimas