Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fatores de risco de suicídio diferentes entre meninos e meninas

Muito importante o conhecimento, através de pesquisas sérias, dos diferentes riscos de suicídio entre meninos e meninas para que estratégias de prevenção sejam mais eficazes

Joel Rennó Jr|Do R7

Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção de suicídio, uma das principais causas de morte evitáveis em adolescentes. O sexo pode influenciar o impacto de diversos fatores-chave sobre depressão e comportamento suicida em adolescentes (14 a 17 anos), sugere uma pesquisa relevante sobre o tema. Hoje sabemos que mais de 90% da população que comete suicídio tem transtorno mental, em 50% dos casos a depressão estava presente e subtratada.

Um estudo transversal com mais de 400 adolescentes mostrou que a desesperança e o enfrentamento não produtivo das dificuldades foram fatores de risco para depressão para as meninas. Por outro lado, o pensamento positivo foi um fator protetor para as meninas, enquanto que a auto-descoberta foi protetora para os meninos.

Fatores de risco para o comportamento suicida para todo o grupo incluíram depressão, desesperança, ou problemas de enfrentamento. Para os meninos, especificamente, o isolamento social ou reclusão foi um fator de risco significativo, ao passo que o apoio dos pares e aceitação eram protetores.

O desenvolvimento de proteção parece importante na presença de condições adversas crônicas, tais como transtornos depressivos, para reduzir a probabilidade de novos episódios, descrevem os investigadores.

Publicidade

A influência do sexo na proteção e fatores de risco torna-se ainda mais relevante para segmentar os fatores diferentes para meninos e meninas em programas de prevenção e de intervenção", acrescentam.

O estudo foi um dos seis incluídos em um suplemento especial de uma edição do Canadian Journal of Psychiatry para avaliar os fatores de proteção do comportamento suicida nessa faixa etária jovem.

Publicidade

Tem sido, infelizmente, frequente a perda de filhos adolescentes por suicídio por pais de todo o mundo e isso é extremamente impactante. Com certeza, de forma direta ou indireta, todos vocês já se depararam com uma ocorrência trágica de suicídio de um adolescente em suas redes de amigos e familiares. Escolas e famílias, apesar de inúmeras informações, acabam não atuando de forma preventiva de uma forma eficiente.

Os pais precisam saber dos fatores de risco envolvidos tanto para a depressão quanto para o suicídio e principalmente sobre formas diferentes para lidar com os mesmos em meninas e meninos. Meninas desesperançosas e deprimidas têm oito vezes mais risco de suicídio que as não desesperançosas. Cerca de 70% das meninas que tentam o suicídio se automutilam por semanas ou meses. Há possibilidades do desenvolvimento de estratégias que possam aumentar a resiliência dessas adolescentes ao estresse gerador de depressão, como o foco em pensamentos positivos e correções de cognições disfuncionais. Já para os meninos, é importante que eles estejam engajados e nunca voltados para si mesmos e se sentindo aceitos em grupos de atividades físicas ou outras práticas e que o mecanismo da autodescoberta seja realizado de uma forma produtiva.

Publicidade

REFERÊNCIA

Can J Psychiatry. 2015; 60 (2Suppl1): 1-64.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.