Airbus celebra testes de voo do A330 MRTT para reabastecimento automático de caças F-15
Fabricante e a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) trabalharam juntas para concluir com sucesso a campanha de testes de voo de reabastecimento automático ar-ar (A3R) com o Airbus A330 Multi Role Tanker Transport
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

A Airbus e a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) trabalharam juntas para concluir com sucesso a campanha de testes de voo de reabastecimento automático ar-ar (A3R) com o Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) e F- 15, antes de sua certificação no primeiro semestre de 2024.
Ao longo de três semanas em agosto, um A330 MRTT da RSAF fez mais de 500 contatos automatizados úmidos e secos com toda a frota de aeronaves receptoras da Força Aérea, incluindo a aeronave F-15SG, uma variante customizada do F-15E fabricado nos EUA. Jato de combate ar-solo Strike Eagle.
“O A330 MRTT tornou o futuro do reabastecimento ar-ar uma realidade como resultado dos esforços conjuntos da Airbus e da Força Aérea da República de Singapura”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus Defense e Espaço. “Este novo marco permitirá que a RSAF se torne a primeira Força Aérea do mundo a ter uma capacidade de reabastecimento automático com todos os seus receptores, uma capacidade que pode ser estendida a receptores de reabastecimento de outras nações”.
Os testes de voo com o F-15SG foram realizados em Cingapura, cobrindo todo o envelope operacional AAR em diferentes condições climáticas, sob a supervisão da autoridade certificadora espanhola, chamada INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial).
Ar-ar automático à noite com F-15, F-16 e MRTT
Durante a campanha de testes, outros voos foram realizados em condições noturnas, não apenas com F-15, mas também com A330 MRTT e F-16 da RSAF como receptores para coleta de dados, para completar o desenvolvimento e habilitar capacidades noturnas com o sistema automatizado.
Em julho de 2022, o A330 MRTT se tornou o primeiro avião-tanque do mundo certificado para operações automáticas de reabastecimento ar-ar em condições diurnas com F-16 e A330 MRTT como receptores.
O sistema de reabastecimento automático reduz a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo, melhora a segurança e otimiza a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar em condições operacionais para maximizar a superioridade aérea.
Comprovado em combate desde 2014, o Airbus A330 MRTT é certificado para reabastecimento aéreo com sistemas de lança e mangueira e drogue para F-15, F-16, F-35, A330 MRTT, AWACS, Eurofighter e muitas outras aeronaves.