Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Airbus e CFM lançam acordo sobre tecnologia de combustão de hidrogênio

Programa testará motor de combustão direta alimentado por hidrogênio em preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero até 2035

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Airbus e CFM: combustão por hidrogênio
Airbus e CFM: combustão por hidrogênio Airbus e CFM: combustão por hidrogênio

A Airbus assinou um acordo de parceria com a CFM International, uma empresa conjunta 50/50 entre a GE e a Safran Aircraft Engines, para colaborar em um programa de demonstração de hidrogênio que decolará em meados desta década.

O objetivo do programa é testar em solo e em voo um motor de combustão direta alimentado por hidrogênio, em preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero até 2035. A demonstração usará um teste de voo do A380 equipado com tanques de hidrogênio líquido preparados na Airbus instalações na França e na Alemanha. A Airbus também definirá os requisitos do sistema de propulsão a hidrogênio, supervisionará os testes de voo e fornecerá a plataforma A380 para testar o motor de combustão de hidrogênio na fase de cruzeiro.

A CFM International modificará o combustor, o sistema de combustível e o sistema de controle de um turbofan GE Passport para funcionar com hidrogênio. O motor, que é montado nos EUA, foi selecionado para este programa devido ao seu tamanho físico, maquinário turbo avançado e capacidade de fluxo de combustível. Ele será montado ao longo da fuselagem traseira da bancada de testes para permitir que as emissões do motor, incluindo rastros, sejam monitoradas separadamente daquelas dos motores que alimentam a aeronave. O CFM executará um extenso programa de testes em solo antes do teste de voo do A380.

“Este é o passo mais significativo realizado pela Airbus para inaugurar uma nova era de voos movidos a hidrogênio desde o lançamento de nossos conceitos ZEROe em setembro de 2020”, disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus. “Ao alavancar a experiência dos fabricantes de motores americanos e europeus para progredir na tecnologia de combustão de hidrogênio, essa parceria internacional envia uma mensagem clara de que nossa indústria está comprometida em tornar realidade o voo com emissão zero”.

Publicidade

“A capacidade de combustão de hidrogênio é uma das tecnologias fundamentais que estamos desenvolvendo e amadurecendo como parte do Programa CFM RISE”, disse Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM. “Reunindo as capacidades coletivas e a experiência da CFM, nossas empresas-mãe e a Airbus, realmente temos a equipe dos sonhos para demonstrar com sucesso um sistema de propulsão a hidrogênio”.

O CFM compartilha a ambição da Airbus de cumprir a promessa que fizeram ao assinar a meta do Air Transport Action Group em outubro de 2021 de atingir emissões líquidas de carbono zero da indústria da aviação até 2050, desenvolvendo e testando a tecnologia necessária para tornar as aeronaves de zero emissões uma realidade dentro do ambicioso linha do tempo definida.

A Airbus tem um relacionamento de longa data com a CFM e suas empresas controladoras, GE Aviation e Safran Aircraft Engines e, juntos, os parceiros estabeleceram um ótimo histórico de entrega de produtos de alto desempenho que atendem às necessidades dos clientes das companhias aéreas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.