Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião aborta decolagem e evita colisão com Boeing que cruzava a a pista

Com autorização para cruzar a pista 31, Boeing 777 da American Airlines atravessou a pista 4 e ignorou pedido para aguardar a posição. Caso pode estar relacionado com fadiga de tripulantes

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 777 da American Airlines, semelhante ao da ocorrência
Boeing 777 da American Airlines, semelhante ao da ocorrência Boeing 777 da American Airlines, semelhante ao da ocorrência

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) confirmou que abriu uma investigação urgente depois que um Boeing 777 operado pela American Airlines cruzou uma pista ativa em frente a um Boeing 737 da Delta Air Lines 737, que já estava em alta velocidade em operação para decolagem.

O quase acidente ocorreu no Aeroporto JFK, de Nova Iorque, na noite de sexta-feira (13), quando o voo AA106 da American Airlines se preparava para partir para Londres Heathrow. Ao mesmo tempo, o voo DL1943 da Delta Air Lines com destino a Santo Domingo já havia sido liberado para decolagem.

O incidente, descoberto pela primeira vez pelo especialista em aviação JonNYC no Twitter , parece ter acontecido quando os pilotos da aeronave da American Airlines entraram na pista errada em preparação para a decolagem.

Os dados fornecidos pelo Flight Radar 24 mostram o jato da American Airlines de 21 anos aparentemente entrando na pista 4L ao mesmo tempo em que o Delta Jet estava começando sua decolagem um pouco mais adiante na pista.

Publicidade

A fonia da torre do JFK, a qual o blog teve acesso, mostra que a autorização era para que o Americal 106 cruzasse a pista 31, e não a 4, onde o Boeing da Delta corria para a decolagem.

Ao perceber o problema, um dos controladores fala 2 palavrões. Uma controladora, percebendo também a iminência de uma possível tragédia, repete 3 vezes: American 106, aguarde na sua posição!

Publicidade

O Boeing 777 parece não ter ouvido a ordem e seguiu o taxi pela pista.

Após alguns momentos de aceleração, a aeronave Delta para de repente, enquanto a American Airlines atravessa a pista ativa.

Publicidade

As gravações do controle de tráfego aéreo mostram o nível de preocupação enquanto a torre do JFK reage para evitar o que poderia ter sido uma catástrofe.

"Merda! Delta 1943: cancelada a autorização de decolagem! Delta 1943 cancelada a autorização de decolagem”, grita o controlador. Depois que a aeronave parou a tempo, o controlador continuou: “Tudo bem, ufa, Delta 1943. Delta 1943, você consegue taxiar ou precisa de alguns minutos para fazer as verificações?”

Brian Healy, um passageiro a bordo do jato Delta, disse que os passageiros se assustaram quando foram “empurrados para a frente” quando os pilotos ativaram rapidamente os freios para fazer o avião parar em emergência.

“O piloto informou depois de alguns minutos que o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) ordenou que a decolagem fosse abortada. Levou uma hora para taxiar de volta ao portão,” Healy continuou.

As gravações do controle de tráfego aéreo sugerem que os pilotos da American Airlines pensaram que as aeronaves estavam partindo de uma pista diferente.

Em comunicado, o FAA diz que está investigando o incidente depois que uma análise preliminar mostrou que o Delta Jet conseguiu parar com apenas 1.000 pés (300 metros) entre ele e o Boeing 777 da American Airlines.

As causas do incidente serão reveladas pelo FAA. A hipótese de fadiga na tripulação do American também será analisada.

Na arte da plataforma de monitoramento AirNav RadarBox abaixo, é possível visualizar o American 106 depois de ter cruzado a pista, euqanto o Delta 1943 está parado após abortar a decolagem.

Delta DL 1943 e AL106: rota de colisão no JFK
Delta DL 1943 e AL106: rota de colisão no JFK Delta DL 1943 e AL106: rota de colisão no JFK

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.