Avião com passageiros colide com antílopes durante pouso em aeroporto na África do Sul
Aeronave Embraer ERJ-190 da Airlink sofreu pequenos danos depois que um grupo de impalas cruzou a pista do terminal de Hoedspruit
Localizado a 65 quilômetros do Kruger Park, o aeroporto de Hoedspruit é um dos mais utilizados por turistas em busca de safáris no maior e mais famoso parque natural da África do Sul. Apesar da segurança em torno do terminal, um grupo de impalas conseguiu acessar a pista e causar um incidente no voo da Airlink South Africa que pousava naquele instante.
O modelo Embraer ERJ-195, matrícula ZS-YZB, realizava o voo 4Z-657 da Cidade do Cabo para Hoedspruit e comunicou seu tempo estimado de chegada (ETA) à torre. Como de praxe, o controlador tentou acionar um veículo do aeroporto para realizar inspeção na pista, mas o rádio da viatura estava inoperante.
Sem restrição aparente, a tripulação do Airlink manteve a aproximação para a pista 09. Foi nesse instante que o grupo de cerca de 10 antílopes cruzou a pista, tendo 3 deles atingidos pela aeronave.
O departamento da Autoridade Civil de Aviação da África do Sul relatou que a tripulação não conseguiu visualizar nenhum animal selvagem na descida, quando estava em altitude próxima ao solo. Segundo o Aviation Herald, às 11h04 o avião tocou o solo na pista 09 e durante o pouso a tripulação viu mais de 10 impalas cruzando a pista.
A aeronave sofreu pequenos danos na fuselagem mas conseguiu livrar a pista por volta das 11h24. Apesar do susto, não houve relatos de feridos a bordo.
A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (3). A aeronave retomou o serviço no dia seguinte.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.