Luiz Fara Monteiro Avião solidário da LATAM transporta serpente para produção de soro antiofídico

Avião solidário da LATAM transporta serpente para produção de soro antiofídico

Animal estava sob os cuidados da Universidade Federal do Acre após ser capturado em Rio Branco e tem como destino instituto no Rio de Janeiro

Animal estava sob os cuidados da Universidade Federal do Acre (UFAC) após ser capturado em Rio Branco

Animal estava sob os cuidados da Universidade Federal do Acre (UFAC) após ser capturado em Rio Branco

UFAC - Divulgação

Uma serpente peçonhenta da espécie Lachesis muta, popularmente conhecida como surucucu-pico-de-jaca, foi transportada gratuitamente, na última quarta-feira (09), de Rio Branco para o Rio de Janeiro, pelo programa Avião Solidário da Latam, que há mais de dez anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes.

O animal foi encaminhado ao Instituto Vital Brazil, um dos laboratórios oficiais existentes no país, que atende a todo o setor público, com a produção de soros e medicamentos de uso humano. A serpente foi capturada em Rio Branco e estava sob os cuidados de cientistas da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Desde a década de 1980, nenhum animal da espécie é encontrado no Rio de Janeiro, o que indica um possível processo de extinção no estado. O animal vai compor o plantel do Instituto e terá sua peçonha utilizada para o desenvolvimento de pesquisas e na produção do soro antiofídico do tipo antibotrópico-laquético (SABL), utilizado no tratamento de pacientes picados pela serpente surucucu-pico-de-jaca.

O indivíduo foi embarcado em um voo da Latam que partiu do aeroporto de Rio Branco à 01h30 (hora local), realizou uma conexão em Brasília e pousou no Rio de Janeiro/Santos Dumont às 12h10. De lá, foi encaminhado ao laboratório do instituto em Niterói, onde se juntou a um plantel de outras serpentes peçonhentas de diversas espécies.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4.600 ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Com o transporte da serpente, chega a 53 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da Latam para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros. O programa Avião Solidário também já beneficiou neste ano 160 mil pessoas no Brasil, transportou 21 toneladas de cargas em emergências e 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo yanomâmi.

Em dez anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4.600 animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do país desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo Latam, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

Sobre o Grupo Latam

A Latam e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. Latam Cargo Chile, Latam Cargo Colômbia e Latam Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo Latam, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo Latam, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.

*Colaboração de Gabriel Rizzini Monteiro

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas