Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Azul Cargo Express retorna à Intermodal com novos voos internacionais 

Na liderança em transporte aéreo de cargas no Brasil, Azul Cargo atende atualmente mais de 4.500 cidades no Brasil e no Exterior

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Azul Cargo Express: novos voos internacionais
Azul Cargo Express: novos voos internacionais Azul Cargo Express: novos voos internacionais

A Azul Cargo Express, empresa número 1 em transporte aéreo de cargas no Brasil, retoma este ano sua participação na Intermodal trazendo como principal destaque a sua capilaridade de atendimento. Além de ser a empresa com maior número de cidades atendidas no Brasil, com 4.500 municípios, a empresa ganha ainda mais relevância ao se beneficiar da expansão da malha internacional da Azul Linhas Aéreas, que recentemente anunciou um voo que ligará o aeroporto de Viracopos, em Campinas, com Paris, em seis frequências semanais. Os novos voos serão operados por modernos Airbus A350, uma das maiores e mais modernas aeronaves da atualidade.

Além de Paris, que se iniciará no final de abril, a Azul Cargo Express já conta com voos para Fort Lauderdale com saídas de Recife, Manaus, Belém e Viracopos; para Orlando e Lisboa, ambos com saídas de Viracopos, e voos regulares para Montevidéu e Punta del Este partindo de diversas regiões do Brasil, facilitando ainda mais o envio de remessas ao Exterior. Ainda este ano, a companhia também passará a ofertar voos dos aeroportos de Confins (BH Airport) e Recife para Orlando, o que possibilita que estes mercados sejam atendidos com ainda mais rapidez e eficiência, já que na grande maioria dos casos as cargas embarcam diretamente nos porões das aeronaves da Azul.

Mas, além de se beneficiar da frota de aeronaves da companhia aérea, a Azul Cargo Express conta com uma frota própria, composta de sete aviões cargueiros dedicados, sendo dois Boeing 737 e cinco Embraer 195 Classe F – projeto pioneiro da Azul Cargo que acaba de completar um ano de operação.

A Azul Cargo Express foi a primeira companhia aérea no mundo a operar aeronaves E195 transformadas em cargueiros Classe F. Uma inovação na frota que precisou de muitas etapas de preparo até o início da operação em 07 de fevereiro de 2022. A novidade envolveu desde o desenvolvimento conceitual e preparação passo a passo da cabine até provas de conceito, voos de ensaios e certificação.

Publicidade

Uma aeronave E195 pode ser transformada em cargueiro e revertida para o transporte de Clientes em apenas 10 dias, entregando uma extrema eficiência e flexibilidade na utilização da frota nas sazonalidades e de acordo com as demandas de mercado. Os 16 bags a bordo também podem receber todos os tipos de cargas, desde os pacotinhos de e-commerce aos produtos eletrônicos, perecíveis e industriais.

“Hoje a Azul Cargo Express consegue realizar entregas em até 48 horas para mais de duas mil cidades de Norte a Sul do país. No Nordeste e na cidade de São Paulo, as encomendas chegam em um dia. Também contamos com 310 lojas servindo mais de 4,5 mil municípios de porta a porta, sempre com alto índice de pontualidade e regularidade nas entregas”, destaca Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express. “Também temos a malha aérea internacional e, com nossos parceiros internacionais – especialmente nos Estados Unidos e em Portugal–, levamos cargas para os principais continentes, das Américas ao Extremo Oriente”, completa ela.

Publicidade

Tecnologia em novos produtos

Pensando em melhorar o atendimento e trazer mais eficiência ao e-commerce, a Azul Cargo lançou recentemente o Cubômetro, um equipamento que realiza medidas mais precisas das encomendas, proporcionando a precisão na identificação do que será enviado, bem como o volume e precificação, a fim de oferecer aos Clientes um custo e preciso e agilidade no atendimento. O Cubômetro está em fase inicial de testes e melhorias em Viracopos, principal hub da empresa, e depois será expandido aos demais terminais de carga.

Publicidade

“O Cliente da Azul Cargo confia em nossa empresa pois sabe que somos uma companhia que tem compromisso com os prazos combinados, além do custo-benefício que oferecemos. A nossa capilaridade e a qualidade do nosso atendimento nos destacam no setor e nos colocam em posição de liderança quando o assunto é logística”, comenta a diretora da Azul Cargo.

Ainda de acordo com a executiva, a empresa está fases de implementação de uma ferramenta tecnológica capaz de otimizar a entrega de produtos ao consumidor final, considerando fatores como distância, quantidade de entregas e prazos. Com algoritmos avançados e integrados aos sistemas de geolocalização, a ideia é reduzir o tempo de entrega, minimizar os custos operacionais e aumentar a satisfação dos clientes. Já para a gestão integrada do ciclo operacional completo da carga, desde o momento do envio do pedido à Azul Cargo Express até a entrega ao Cliente final, a unidade de negócios já trabalha com um novo modelo de Torre de Controle, que permite que todas as ocorrências sejam acompanhadas de ponto a ponto, garantindo o cumprimento dos prazos de entrega.

“Com todas estas novidades, esperamos que a nossa participação na Intermodal seja de extremo sucesso. Com certeza sairemos desta que é uma das principais feiras de logística do Brasil com um saldo bastante positivo e com oportunidades ainda maiores”, finalizou.

Sobre a Azul Cargo Express 

A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, tem o seu modelo de negócios em encomendas expressas e remessas de cargas, aproveitando a capacidade da malha aérea da Azul. Hoje, a rede Azul Cargo Express conta com mais de 300 lojas no Brasil e exterior, oferecendo o serviço “porta a porta” para mais de 4.200 munícipios brasileiros, além de todo o território dos EUA e Portugal. Os serviços oferecidos compreendem encomendas críticas, distribuição B2C para e-commerce, encomendas com tarifas econômicas e carga paletizada no mercado global.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.