BH Airport participa da Conferência Nacional de Slots da Anac, que acontece na capital mineira até sexta-feira
Evento é o segundo do ano e tem o objetivo de planejar a malha aérea no Brasil
Entre os dias 14 e 16 de agosto, Belo Horizonte é a sede da Conferência Nacional Slots Winter 2024, realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o apoio do BH Airport. O evento tem o objetivo de planejar a malha aérea de todo o Brasil para a temporada Winter 2024, que corresponde ao período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.
Durante o encontro, que acontece na administração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), no centro da capital mineira, representantes da Anac, da Força Aérea Brasileira, dos aeroportos de todo o país e das empresas aéreas se reúnem para planejar os slots, que são os horários de pouso e decolagem dos terminais. Esse planejamento é essencial para trazer eficiência à malha aérea brasileira, possibilitando operações mais pontuais.
A cerimônia de abertura ocorreu na manhã de hoje (14/8) e contou com a participação de representantes do BH Airport, da Anac, do poder público e da força aérea. Nos próximos dias, a programação é marcada pelas reuniões entre as partes envolvidas, com paradas para almoço e café.
O Gestor de Operações e Segurança do BH Airport, Robson Freitas, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou como o terminal mineiro tem se destacado no cenário da aviação com cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo, sendo o segundo maior do país em número de destinos domésticos e o terceiro em destinos totais.
“É com alegria que o BH Airport apoiou a realização dessa conferência, que dessa vez acontece aqui na nossa casa, em Belo Horizonte, uma das capitais mais estratégicas para a conectividade aérea no Brasil. Vale lembrar que o nosso terminal tem uma localização privilegiada, no coração do Brasil, e abrangemos cerca de 90% do PIB dos principais centros econômicos do país, a apenas uma hora e meia de voo. Tenho certeza de que esses serão três dias de trabalho intenso, mas que resultarão em uma malha ainda mais eficiente e operações mais pontuais”, afirma.
Durante a cerimônia de abertura, a Diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur, Marina Simão, destacou que Belo Horizonte é a cidade da gastronomia e que, apesar de não ser o primeiro destino que vem à mente quando se fala em turismo no Brasil, é um destino que pode surpreender. “O que a gente busca é ampliar diversidade de destinos, conexões e oportunidades. E a Belotur, enquanto empresa pública de turismo, está à disposição para criar essas oportunidades e entender como podemos ajudar a desenvolver, cada vez mais, Belo Horizonte como destino turístico”, afirmou.
O Presidente da CDL/BH e do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destacou o crescimento do turismo em Minas Gerais e a importância disso para o desenvolvimento do estado. “Somente no ano passado, tivemos mais de 31 milhões de turistas visitando o nosso estado, que movimentaram quase R$ 35 bilhões na economia mineira. E uma das ferramentas para a conquista dessa ponta no ranking nacional é, sem dúvida alguma, o nosso BH Airport, que acaba de completar 10 anos com o título de melhor e mais pontual aeroporto do Brasil. Nunca é demais lembrar que o desenvolvimento do turismo tem resultados positivos imediatos no setor de comércio e serviços”, disse.
O Gerente Técnico de Registros de Serviços Aéreos e Coordenação de Slots da Anac, Rodrigo Neves Martin, lembrou os desafios recentes do setor aéreo e convidou a todos a continuarem trabalhando para melhorar a conectividade e fazer a aviação crescer. Já a Subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais, Patrícia Moreira, lembrou a importância de todas as partes trabalharem juntas.
A cerimônia de abertura também contou com a presença do Gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport, Clayton Begido; do Chefe do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, Coronel Franklin; e do Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Adriano Pinto Miranda.
Serviço
Conferência Nacional Slots
Data: 14 a 16 de agosto
Local: Administração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL)
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.