Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boeing 777 desvia durante pouso e evita colisão com jato na pista

Aeronave paquistanesa que se preparava para decolar ultrapassou os limites da pista e obrigou outra aeronave a abortar a aterrissagem.

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 777 da Air Canada faz desvio para evitar colisão na pista
Boeing 777 da Air Canada faz desvio para evitar colisão na pista Boeing 777 da Air Canada faz desvio para evitar colisão na pista

O incidente ocorreu em Toronto no dia 17 de outubro foi registrado pelo AvHerald, quando um wide body invadiu os limites da pista enquanto outro grande jato se aproximava para o pouso.

O Boeing 777-200 da PIA Pakistan International Airlines, com matrícula AP-BGY, se preparava para o voo PK-782 de Toronto (Canadá) para Islamabad (Paquistão).

Enquanto taxiava, o "Triple 7" entrou na taxiway 'Q' sem liberação da torre e seguiu além dos limites de proteção da pista 23.

Air Canada circulou sobre Ontario antes do pouso em segurança
Air Canada circulou sobre Ontario antes do pouso em segurança Air Canada circulou sobre Ontario antes do pouso em segurança

Enquanto isso, o Boeing 777-300 da Air Canada, de matrícula C-FKAU, que cumpria o voo AC-7290 de Seul (Coréia do Sul) para Toronto (Canadá) realizava a aproximação final para a mesma pista 23. O avião canadense então foi instruído pela torre a contornar o circuito, como resultado da incursão da pista do jato paquistanês.

Publicidade

15 minutos depois da instrução, o Air Canada AC-7290 pousou com segurança na pista 23.

O Boeing da PIA decolou cerca de um minuto após o jato da Air Canada abandonar a aproximação. 

Publicidade

Toda ocorrência em aeródromo que implique a presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na área protegida destinada à aterrissagem e decolagem de aeronaves é conhecida como incursão na pista (runaway incursion).

Entre os tipos mais comuns estão: entrada incorreta de uma aeronave ou veículo na área protegida da pista (sem ou contrário à autorização do Controle de Tráfego Aéreo ou devido à autorização incorreta do controle), presença incorreta de uma aeronave ou veículo na área protegida da pista, Espaçamento incorreto entre sucessivas chegadas ou chegadas e partidas ou partidas e chegadas de aeronaves. Ou o cruzamento incorreto da pista por uma aeronave ou veículo sem, ou contrário à autorização do Controle de Tráfego Aéreo, ou devido à autorização incorreta do Controle. 

Ontem o blog noticiou que em Jeddah, na Arábia Saudita, um A330 da Saudia Airlines decolou enquanto um veículo de agentes terrestres ainda estava na pista. Nem a torre nem a tripulação estavam cientes da presença do veículo, fato considerado incidente grave.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.