Boeing com 165 passageiros ultrapassa limites da pista e para a 15 metros do mar
Passageiros foram evacuados com segurança pelos escorregadores de emergência da aeronave
Um Boeing 737 da Norwegian Air Shuttle ultrapassou os limites da pista ao pousar no Aeroporto de Molde (MOL), na Noruega, em um incidente chamado na aviação de excursão de pista. A aeronave eventualmente parou além da superfície pavimentada, a apenas 15 metros (50 pés) da borda do mar. Todos os 165 passageiros e tripulantes foram evacuados com segurança pelos escorregadores de emergência da aeronave.
O incidente ocorreu na noite desta quinta-feira, 19 de dezembro, quando a aeronave chegou ao Aeroporto de Molde após um curto voo doméstico partindo do Aeroporto Gardermoen (OSL) na capital norueguesa, Oslo. Dados de voo obtidos do Flightradar24 mostram que o voo DY430 da Norwegian partiu de Oslo às 18:04, horário local, informa o Aerotime. O modelo é um Boeing 737–800, de matrícula LN-NIP.
O voo subiu normalmente para 32.000 pés (aprox. 9.754 m) e seguiu uma rota noroeste direto para Molde. Conforme o Aviation Herald, o topo da descida e as fases de aproximação inicial foram tranquilas e rotineiras, com a aeronave iniciando sua descida para Molde às 18:39. Por volta das 19:00, o voo foi liberado para pousar na pista 25 em Molde, que tem uma distância de pouso disponível de 1981 m (aprox. 6.499 pés). As condições climáticas na época foram relatadas como boa visibilidade, mas também ventos fortes com neve e pancadas de chuva nas proximidades do campo de aviação.
Após tocar o solo na pista às 19:03, a aeronave não conseguiu parar na superfície pavimentada e ultrapassou o limite final da pista 07. O avião finalmente parou aproximadamente 150 m (aprox. 492 pés) além do círculo de giro no final da pista, a apenas 15 m (aprox. 50 pés) da beira da água do Fannefjord, situado na extremidade oeste do campo de aviação.
Todos os 165 passageiros foram posteriormente evacuados da aeronave atingida usando os escorregadores de emergência. Os serviços de emergência do aeroporto chegaram rapidamente ao local e auxiliaram na evacuação. De acordo com um relatório, um passageiro observou que a aeronave pareceu realizar um pouso tardio antes de derrapar para fora da extremidade de ultrapassagem da pista. No entanto, a companhia aérea relatou que a aeronave saiu da pista devido às condições climáticas, ventos fortes e uma pista escorregadia.
A aeronave envolvida no incidente tem 11,2 anos, tendo sido entregue à Norwegian Air Shuttle em julho de 2022. A aeronave foi originalmente entregue à Garuda Indonésia em outubro de 2013, com quem voou até agosto de 2021. A aeronave é alugada da AerCap e acomoda 189 passageiros em um layout de classe única. Os danos causados pela aeronave durante o estouro continuam sendo avaliados e a aeronave permanece em Molde.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.