Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

British Airways faz oferta e funcionários suspendem greve em Heathrow

Acordo veio um dia depois que a BA anunciou que cancelaria mais de 10.300 voos até outubro devido a escassez de mão de obra em companhias aéreas durante as férias

Luiz Fara Monteiro|Do R7

British Airways: acordo com funcionários suspende greve em Heathrow
British Airways: acordo com funcionários suspende greve em Heathrow British Airways: acordo com funcionários suspende greve em Heathrow

A disputa que ameaçava causar uma greve dos funcionários do check-in da British Airways no aeroporto de Heathrow durante as férias de verão foi suspensa, depois que a companhia aérea fez uma oferta salarial “bastante melhorada”.

Após um dia de negociações na quarta-feira, foi acordado um pacote com os sindicatos Unite e GMB que, segundo fontes, atendeu à sua demanda para restaurar o corte salarial de 10% introduzido durante a pandemia.

Um pagamento de bônus único para 2022 no valor de 10% do pagamento havia sido rejeitado anteriormente.

A oferta agora será submetida às urnas dos membros do Unite e do GMB, mas todas as partes esperam que o acordo resolva a disputa imediata.

Publicidade

Um porta-voz da BA disse: “Estamos muito satisfeitos que, após a colaboração com os sindicatos, eles decidiram não emitir datas para ação industrial. Esta é uma ótima notícia para nossos clientes e nosso pessoal.”

Sharon Graham, secretária geral da Unite, disse: “Congratulamo-nos com o fato de a BA finalmente ter ouvido a voz de sua equipe de check-in. A Unite alertou repetidamente que as disputas salariais na BA eram inevitáveis, a menos que a empresa levasse a sério as queixas legítimas de nossos membros”.

Publicidade

Nadine Houghton, oficial nacional do GMB, disse: “Está muito claro que os trabalhadores organizando e ameaçando uma ação industrial é o que resultou.

“Todos os nossos membros – que são predominantemente mulheres de baixa remuneração – queriam que fossem devolvidos os cortes salariais que a BA impôs a eles durante a pandemia, ameaçando-os com demissão e recontratação se dissessem não. São trabalhadores da linha de frente que enfrentam a raiva dos clientes diariamente.”

Publicidade

A notícia veio um dia depois que a BA anunciou que cancelaria mais 10.300 voos até outubro , já que a escassez de mão de obra em companhias aéreas e aeroportos continuava a prejudicar as viagens de férias. É a segunda vez este ano que a BA reduz preventivamente sua programação em massa, em um esforço para minimizar os cancelamentos e interrupções de última hora, após um abate semelhante em maio.

A companhia aérea disse que estava entrando em contato imediatamente com os passageiros afetados. Todos os voos afetados na última rodada de cancelamentos seriam em rotas de curta distância e predominantemente onde havia mais várias partidas diárias nas principais rotas da cidade, disse a BA, para “proteger voos de férias”.

A medida ocorre depois que o governo anunciou uma “anistia de slots” para o verão, permitindo que as companhias aéreas reduzissem temporariamente suas operações sem perder o direito de continuar operando os mesmos valiosos slots de decolagem e pouso no futuro.

No entanto, uma greve de 72 horas sobre os salários dos funcionários de uma das quatro empresas de reabastecimento em Heathrow, AFS, permanece em vigor para o início do período de férias escolares, ameaçando possíveis interrupções.

A companhia aérea de férias Jet2 disse na quinta-feira que daria a seus funcionários um aumento salarial de 8% e um pagamento de £ 1.000 pelo custo de vida este ano, ao atacar os aeroportos britânicos por estar “lamentavelmente mal preparado” para a recuperação nas viagens neste ano. verão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.