Luiz Fara Monteiro Copa Airlines assume compromisso por igualdade de gênero 

Copa Airlines assume compromisso por igualdade de gênero 

Iniciativa da IATA busca melhorar a representação feminina na aviação, além da diversidade e inclusão.

Copa quer diversidade entre seus funcionários

Copa quer diversidade entre seus funcionários

William Alves

Conhecida por muitos brasileiros que viajaram para o Caribe ou América do Norte - e com hub na Cidade do Panamá – a Copa Airlines tem feito esforços para se inserir em ações afirmativas.

A companhia aderiu ao Compromisso 25by2025 da International Air Transport Association (IATA), que consiste numa iniciativa global para melhorar a representação feminina no setor da aviação. A iniciativa foi anunciada durante a apresentação de um programa interno voltado para a promoção de uma cultura que respeite, valorize e inclua a diversidade para que os funcionários ganhem confiança no crescimento.

As empresas que aderem ao compromisso da IATA se comprometem a aumentar a representatividade feminina em 25% ou até um mínimo de 25% em cargos de liderança, gestão e em áreas onde as mulheres são tradicionalmente sub-representadas até o ano de 2025.

Eventuais progressos serão relatados anualmente na Cúpula Mundial do Transporte Aéreo da IATA, além de lançar um fórum onde as melhores práticas e ideias serão compartilhadas com outras companhias.

“Cumprir este compromisso ajudará a garantir que todos nos beneficiaremos de um conjunto diversificado e inclusivo de talentos, oferecendo a todos a liberdade de voar”, disse Willie Walsh, diretor da IATA.

A Copa Airlines afirma que oferece oportunidades de carreira para homens e mulheres igualitariamente. Atualmente são 26% mulheres em cargos diretivos de liderança, representando 41% dos gerentes. No cockpit são 98 pilotos do sexo feminino, o que equivale a 10% total de aviadores, um dos maiores números do setor, segundo a companhia. Na parte técnica, são 34 mecânicas de aviação e engenheiras aeronáuticas que atuam nos hangares da Copa Airlines.

A companhia é uma subsidiária da Copa Holdings. Líder no transporte de passageiros e cargas na América Latina, opera há mais de 70 anos e possui uma frota de Boeing 737-800NG e Boeing 737MAX9.

Últimas