Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Embratur lança desafio para melhorar experiência do turista estrangeiro nos aeroportos do Brasil

“Welcome Challenge Brasil”, criado pelo EmbraturLAB, vai selecionar startups dispostas a trazer soluções tecnológicas e inovadoras para problemas enfrentados por turistas internacionais nos terminais brasileiros

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Embratur: desafio para melhorar experiência do turista estrangeiro nos aeroportos do Brasil (Divulgação Embratur)

A Embratur lança oficialmente, nesta quarta-feira (5), o concurso “Welcome Challenge Brasil”. Em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Agência vai selecionar startups com soluções inovadoras para dificuldades enfrentadas por turistas internacionais nos aeroportos brasileiros. A meta é melhorar a experiência desses visitantes estrangeiros nos terminais do país, tanto na chegada quanto na partida. O edital está aberto desde a última terça-feira (28) e os interessados têm até 5 de julho para se inscreverem.

As inscrições são recebidas exclusivamente em formato eletrônico, em um site que será direcionado a partir deste link. O EmbraturLAB – laboratório de inovação da Embratur – vai selecionar dez soluções que melhorem os serviços prestados aos turistas internacionais. As duas mais bem avaliadas serão convocadas para execução de Prova de Conceito, etapa que visa mostrar a viabilidade das novas tecnologias.

Entre os 17 desafios a serem solucionados com auxílio da tecnologia, estão: fornecer abrigos adequados para os pets durante as viagens, dar informações em tempo real aos viajantes internacionais, estimular turistas a consumirem produtos locais e a visitarem destinos nacionais quando houver conexão entre voos e automatizar processos com o intuito de otimizar o manuseio de bagagens.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância de mais um desafio lançado pelo EmbraturLAB. “Dizem que a primeira impressão fica. De fato, a experiência do turista estrangeiro ao chegar no aeroporto de um país desconhecido, numa língua desconhecida, pode ser traumática ou acolhedora. O que estamos fazendo é trazer as startups, a tecnologia e a inovação para desenvolver soluções para que essa experiência seja a melhor possível”, explica.

Publicidade

“Essa parceria com a Acate é uma forma de solucionar problemas de uma maneira inteligente e sustentável, melhorando a experiência do turista internacional no Brasil. Queremos, com isso, que ele fique mais, circule mais, aumente os gastos nos destinos gerando emprego e renda, e volte para casa falando bem do Brasil, da nossa cultura, da nossa culinária, e que recomende o nosso país para outras pessoas”, acrescenta.

Cooperação técnica

Publicidade

A proposta faz parte do acordo de cooperação técnica (ACT) firmado entre a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR), em outubro de 2023, que trata das ações e estratégias para ampliar a oferta de voos para o Brasil e aumentar o número de turistas estrangeiros no País. A ABR possui 59 aeroportos federais sob sua representação e o ACT prevê um plano de trabalho para melhorar a recepção e a comunicação com os visitantes estrangeiros nos aeroportos associados à ABR.

No acordo, a Embratur se compromete a avaliar propostas de participação em eventos promovidos pela ABR, apoiar tecnicamente a formulação de ações de promoção do turismo internacional, oferecer propostas e apoio técnico em temas como sustentabilidade, experiência do passageiro, MICE, diversidade e inclusão.

Publicidade



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.