GOL é pentacampeã em enquete de jornal
Pelo quinto ano consecutivo, a GOL é a companhia aérea mais lembrada pelo público na pesquisa Folha Top Of Mind 2022
Luiz Fara Monteiro|Do R7
É penta! O reconhecimento dos brasileiros fez com que a GOL, maior Companhia Aérea do Brasil, fosse novamente campeã pelo quinto ano consecutivo. A Companhia foi a mais lembrada pelo público na Folha Top Of Mind 2022, pesquisa anual realizada pela Folha de S.Paulo que chega à sua 32ª edição. A premiação enumera as mais respeitadas marcas nacionais em 85 categorias, número recorde da pesquisa em mais de três décadas.
Para chegar à Top Companhia Aérea de 2022, e aos demais vencedores em variadas categorias que envolvem serviços e produtos, o Datafolha ouviu entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano o total de 7.701 brasileiros, de diferentes idades, sexos e classes sociais, a partir de 16 anos, em todas as regiões do País. Os resultados são obtidos por meio de menções espontâneas dos entrevistados após ouvirem a pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%.
Simples, humana e inteligente, a GOL completou a maioridade e fez 21 anos de história em janeiro deste ano. Desde o seu nascimento, mantém o propósito de ser a “Primeira para Todos”, uma vez que contribuiu para democratizar o transporte aéreo no País.
“É uma imensa alegria sermos para os brasileiros, pelo quinto ano consecutivo, a Companhia Aérea mais lembrada. Isso significa que nossa busca incansável pela excelência no atendimento tem resultado em uma experiência boa para o Cliente. E não posso deixar de pontuar que os prêmios desses últimos 3 anos nos orgulham ainda mais, pois vivemos tempos bem desafiadores para a aviação. Esse reconhecimento é de todo o Time de Águias da GOL”, comenta Renata Maluf, diretora de Marketing, Canais e Produtos.
Carbono Neutro
Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, há mais de uma década a GOL - comprometida com o balanço líquido zero de carbono até 2050 - trabalha com temas ligados ao assunto de forma transversal na empresa, com o intuito de engajar todos os seus Colaboradores e legitimar um jeito de ser e fazer sustentável. Investimos em tecnologia, na renovação de frota (com o Boeing 737 MAX), em soluções de mercado e na implementação de uma cadeia de valor para os combustíveis sustentáveis de aviação, a solução definitiva para a emissão dos gases de efeito estufa (GEEs) no segmento.
Há um pouco mais de um ano, a GOL e sua parceira Moss, uma das principais plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, entregaram aos seus Clientes, de forma pioneira, um presente que tem como premissa contribuir para a preservação de um paraíso ecológico brasileiro cultuado no mundo inteiro, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Assim nascia a primeira rota 100% Carbono Neutro do Brasil: Recife-Fernando de Noronha-Recife. Um ano de carbono neutro entre Recife e Noronha é um marco importantíssimo na campanha #MeuVooCompensa, programa de compensação de carbono voluntária para Clientes, que a Companhia lançou em junho de 2021.
O foco da GOL, que busca se tornar uma referência em aviação sustentável no Brasil, é trabalhar a compensação com uma alternativa intermediária muito importante, enquanto investe no desenvolvimento de projetos de combustíveis alternativos e limpos, como o biocombustível, para que no futuro a emissão de carbono seja reduzida.
Batismo Sustentável
Há 7 meses, a GOL lançou o Batismo Sustentável e é feito por meio de um filtro do Instagram. Há 11 anos, a empresa busca implementar melhorias operacionais e novas tecnologias, além de aperfeiçoar procedimentos que contribuem para a redução de seus impactos no clima e na natureza. O objetivo é alinhar-se com o pilar ESG da empresa, que visa diminuir os impactos das operações no meio ambiente.
O ritual do batismo é uma tradição mundial usada para festejar uma nova rota, homenagear a tripulação, como na aposentadoria de comandantes, ou até mesmo a chegada de um novo modelo de aeronave. Assim que o avião pousa na pista do aeroporto, dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançam jatos de água que formam um arco ao redor do avião, e ele é considerado batizado.
Na maioria das companhias aéreas, o batismo é sempre feito com água de reuso e mangueiras testadas, pelo Corpo de Bombeiros, dentro de normas estabelecidas no setor. O evento geralmente envolve dois caminhões, com 1,5 a 2,5 mil litros de água cada.
Para festejar os feitos da Companhia ou “brincar de batizar” uma aeronave, a GOL criou um filtro para o Instagram chamado “Batismo Sustentável”. O usuário aponta a câmera para o avião, um jato de água aparece e é só fazer a foto. Outra opção é apontar a câmera para um lugar plano e aparece uma aeronave em 3D com o jato d´água.
Aeronaves elétricas
Outro ponto importante no quesito sustentabilidade, a GOL, em parceria com o Grupo Comporte, planeja operar em meados de 2025 novas rotas no mercado regional com 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical do modelo VA-X4 eVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing). Produzido pela britânica Vertical Aerospace, o eVTOL é zero poluente, mais silencioso que o helicóptero e considerado hoje um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis em desenvolvimento. Assim, a GOL pretende revolucionar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos, como São Paulo, onde dará início às operações com o eVTOL.
Folha Top of Mind
Desde o início da década de 90 o Datafolha vai às ruas para descobrir qual a marca mais lembrada pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços. O resultado é o Top of Mind, pesquisa que gera, anualmente, um estudo publicado pela Folha de S.Paulo, uma premiação para as marcas top no Brasil e um software completo de análise de resultados.
O software criado pelo Datafolha traz dados dos levantamentos Top of Mind realizados desde 2001. Com o programa, é possível personalizar resultados, escolhendo os cruzamentos e comparações de dados mais interessantes para os mais diversos tipos de negócio.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.