Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Guarulhos registra 4 colisões entre aviões e pássaros na manhã deste sábado (5)

Duas colisões envolveram voos da LATAM; ambas as aeronaves pousaram em total segurança

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window


O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou na manhã deste sábado (5) quatro ocorrências de colisão de aviões com pássaros.

Dois deles envolveram voos da LATAM. Embora não represente sério risco à segurança, ocorrências retiram aeronaves de operação e causam transtornos aos passageiros.

Veja na íntegra o comunicado da LATAM sobre o “Bird Strike”:

Em menos de 50 minutos, dois voos da LATAM Brasil deste sábado (05/04) sofreram colisão com pássaros (bird strike) ao pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação.


A alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva.

Em 2024, a LATAM Brasil registrou bird strike (colisão com pássaros) em 513 de seus voos no Brasil. O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros.


Veja nota do GRU Airport:

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esclarece que, na manhã deste sábado (5), registrou três suspeitas de bird strike no pouso de aeronaves. Uma delas com relato de ocorrência na origem, fora do sítio aeroportuário, portanto.


Aeronaves e pistas já foram vistoriadas e todas as medidas de monitoramento e afugentamento foram tomadas. Importante ressaltar que este aeroporto apresenta o mais baixo índice de colisão com aves (“birdstrike”) entre os principais aeródromos brasileiros.

Além disso, o número de ocorrências desta natureza vem diminuindo significativamente nos últimos anos, sendo 60% de redução apenas na comparação entre 2023 e 2024. Reflexo de permanente aprimoramento das medidas de gerenciamento de fauna, sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em conformidade com as normas ambientais.

O Plano de Gerenciamento de Risco da Fauna inclui ações como manejo de ovos, ninhos e animais; controle de vegetação; remoção de poleiros e abrigos; além de técnicas de afugentamento.

A GRU Airport ressalta seu compromisso com a segurança operacional, adotando medidas eficazes para mitigar riscos relacionados à fauna.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.