Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Italiana Leonardo dará suporte à frota polonesa de aeronaves M-346 "Bielik"

Contrato de suporte de serviço permitirá um aumento adicional na disponibilidade da frota para atender às crescentes necessidades da Força Aérea Polonesa de treinamento de pilotos de combate

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Leonardo: contrato para suporte da frota polonesa de aeronaves M-346 “Bielik”
Leonardo: contrato para suporte da frota polonesa de aeronaves M-346 “Bielik”

Leonardo e Wojskowe Zakłady Lotnicze Nr 1 S.A. (WZL1), empresa que faz parte do PGZ Group, assinaram um contrato de longo prazo para a manutenção da frota da Força Aérea Polonesa de aeronaves M-346 “Bielik”, aprimorando a cooperação existente.

Aproveitando o conhecimento e experiência relevantes de Leonardo no suporte de uma base de clientes global e a longa experiência de WZL1 no apoio à operação de aeronaves e sistemas pertencentes às Forças Armadas Polonesas -- além das extensas instalações técnicas, logísticas e de infraestrutura da WZL1 próximas à base de operações para o sistema AJT - o contrato de suporte de serviço permitirá um aumento adicional na disponibilidade da frota para atender às crescentes necessidades da Força Aérea Polonesa de treinamento de pilotos de combate.

A Leonardo, enquanto fabricante de equipamento original (OEM), será responsável pelos serviços de suporte de engenharia resultantes de seu papel no sistema de operação e gerenciamento da cadeia de suprimentos. A WZL1 atuará como contratante principal, coordenando todo o processo, complementando e apoiando áreas nas quais Leonardo não esteja diretamente envolvido, sendo responsável também pela cooperação direta com o usuário final.

A Leonardo também atua em parceria com a WZL1, com base em acordos separados, no processo de treinamento e estabelecimento de competências de manutenção e reparo na Wojskowe Zakłady Lotnicze No. 1 S.A. para apoiar a operação da aeronave M-346 com o sistema AJT.


A experiência derivada do sistema de apoio à operação da frota global de aeronaves M-346 visa garantir a todo o Sistema de Apoio Logístico da “Bielik” alta eficiência de processo, além de apoio técnico e logístico no sistema de treinamento. Tudo isso graças à abordagem de manutenção preditiva da Leonardo e à cooperação técnica e comercial com a WZL1 como prestadora de serviços experiente e que atua em acordo com os padrões globais de aviação.

Dario Marfè, vice-presidente comercial e de atendimento ao cliente da Leonardo Aircraft Division, disse: “Com mais de 100 mil horas de voo, o moderno M-346 consolidou sua posição como o melhor treinador de jato avançado do mundo para pilotos de caça atualmente e no futuro. Na vanguarda da tecnologia de treinamento a jato, o M-346 continuará a representar a melhor maneira de desenvolver as habilidades de um piloto de caça nas próximas décadas. Este acordo reforça a parceria da Leonardo com a WZL1, criando novas oportunidades de transferência de tecnologia na Polônia, de acordo com um modelo de apoio logístico comprovado e flexível que a Leonardo estabeleceu em vários países, e que prevê a transferência de capacidades para as indústrias de defesa locais.”


Em fevereiro de 2014, a Força Aérea Polonesa escolheu o M-346 como o sucessor do lendário avião de treinamento TS-11 Iskra. Em novembro de 2018, em uma cerimônia na 4ª Ala de Treinamento Aéreo da Força Aérea Polonesa em Dęblin, o M-346 recebeu o nome oficial “Bielik” do serviço polonês. Desde a sua introdução na frota, o M-346 foi designado para a 41ª Base Aérea de Treinamento em Dęblin. A frota atual de 16 aeronaves é o resultado de dois lotes adicionais, que foram acordados após a escolha inicial da Polônia.

O sistema M-346 “Bielik” da Polônia também foi certificado pela Força Aérea dos EUA para o treinamento de pilotos de caça de quarta e quinta geração, um marco importante que permitiu à Polônia treinar muitos de seus alunos em casa e não no exterior.


Mais de 100 aeronaves M-346 foram encomendadas pelas principais forças aéreas internacionais, incluindo Itália, Israel, Polônia, Cingapura, Catar e Grécia. A aeronave é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), uma colaboração entre Leonardo e a Força Aérea Italiana, que já foi selecionada como centro de treinamento por países como Japão, Alemanha, Catar e Cingapura.

Sobre a Leonardo:

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.