Lancha invade área restrita e paralisa operações no Santos Dumont. Veja o vídeo
Embarcação ignorou boias sinalizadoras e se aproximou de avião que se preparava para decolar. Viatura da Infraero foi deslocada para afastar invasores e evitar um acidente
Luiz Fara Monteiro|Do R7
Rio de Janeiro, aeroporto Santos Dumont.
É quarta-feira, 30 de março de 2022.
O relógio no vídeo marca 17h27.
No canto esquerdo do vídeo, um A319 da Latam se dirige ao centro da tela, onde está a pista 20L.
Simultaneamente, uma lancha na baía de Guanabara, bem próxima à pista, surge no canto direito da tela, em direção ao jato.
A embarcação ignorou a boia que delimita a área autorizada para navegação.
A cena é tão absurda quanto perigosa. Um acidente com a lancha poderia acontecer caso a tripulação do jato desse potência nos 2 motores do A319 para a decolagem.
O avião está posicionado para a decolagem, com a lancha atrás da aeronave, cerca de 50 m apenas.
O ar excessivamente quente gerado por motores desse tipo de jato tem alcance de até 218 metros (715 ft), como mostra o gráfico abaixo.
O controle de tráfego – logicamente – não autorizou a manobra. Pelo menos outras duas aeronaves, uma da Azul e a outra da Latam, ficam presas na pista de taxiamento e também tiveram que aguardar para seguir viagem.
Tudo é registrado pela câmera ao vivo do canal Aviation TV, do YouTube.
Alguns minutos depois, uma viatura do Infraero, que administra o terminal, chega ao local. Os ocupantes da lancha se dão conta da situação e vão embora.
O Santos Dumont deverá ser privatizado em um pacote junto com o aeroporto internacional do Galeão, também no Rio. A previsão é que o processo de concessão ocorra no segundo semestre de 2023.
