Luiz Fara Monteiro LATAM inicia novo projeto de Economia Circular no Brasil

LATAM inicia novo projeto de Economia Circular no Brasil

Programa chega a 30 toneladas de uniformes reutilizados em menos de um ano

LATAM: novo projeto de Economia Circular

LATAM: novo projeto de Economia Circular

Ag. Cria Brasil

Em sua jornada pela Sustentabilidade, a LATAM acaba de fechar a sua segunda parceria no Brasil para upcycling (reutilização criativa) de uniformes usados. Trata-se da Costurando Sonhos Brasil, de São Paulo. Em fevereiro deste ano, vale lembrar, a LATAM havia iniciado um projeto pioneiro no setor aéreo nacional e similar com a consultoria gaúcha Revoada, responsável até agora por transformar 25 toneladas de roupas da empresa. Inicialmente, a Costurando Sonhos Brasil vai transformar um primeiro lote de 5 toneladas. Como resultado imediato, os projetos combinados vão totalizar 30 toneladas de uniformes da LATAM reutilizados no Brasil de forma criativa em menos de um ano.

Ao todo, a nova parceria da LATAM com a Costurando Sonhos Brasil contará com o trabalho de 70 costureiras moradoras de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista. O projeto nasceu para transformar a vida de mulheres vítimas de violência doméstica no bairro, que  são  capacitadas pela própria Costurando Sonhos Brasil. A iniciativa  oferece a oportunidade de uma nova profissão e de uma fonte de renda por meio da atividade de upcycling (reutilização criativa).

O processo com os uniformes usados consiste em duas frentes: doação de peças em bom estado para pessoas da própria comunidade e desenvolvimento de uma coleção de roupas e acessórios. Nas duas frentes as peças são totalmente descaracterizadas e o viés central é a geração de impacto social positivo.

Como explica Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil, “além de impactar de forma positiva muitas mulheres em situação de vulnerabilidade, projetos de Economia Circular desse tipo são baseados na cooperação e nos auxiliam em nossa própria jornada de Sustentabilidade. Agradecemos a confiança da Costurando Sonhos Brasil e das costureiras de Paraisópolis porque somente com o trabalho em equipe vamos conseguir repensar, reduzir, reusar e reciclar os nossos materiais para contribuir com o desenvolvimento sustentável.”

Já Suéli Feio, co-fundadora do Costurando Sonhos Brasil destaca: “estamos muito contentes em poder contar com a parceria da LATAM, que é uma empresa reconhecida por realizar os sonhos de tantas pessoas. Temos certeza que essa parceria abrirá portas para a chegada de mais oportunidades de negócios com empresas do mesmo potencial da LATAM. Isso, para nós, é fundamental, pois possibilita que o Costurando Sonhos Brasil consiga capacitar mais mulheres e transformar a vida de mais famílias com a geração de renda. Estamos muito empolgadas com esse novo projeto e enxergamos um mundo de possibilidades.”

A JORNADA SUSTENTÁVEL DA LATAM

Em seus compromissos de sustentabilidade, o grupo LATAM tem como metas de Economia Circular eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.

No primeiro lote doado pela LATAM para a Revoada, em fevereiro de 2022, 10 toneladas de uniformes usados foram transformados em 2,5 mil produtos para a empresa, beneficiando e gerando mais de R$ 45 mil de renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social. Em contrapartida, o trabalho das artesãs produziu bolsas dos modelos shoulder bag e ecobag que foram utilizados pela LATAM em eventos como o Rock in Rio Brasil 2022 e o Festuris Gramado 2022, além de kits de boas vindas para os novos funcionários da empresa no Brasil.

Mais recentemente, em novembro deste ano, a LATAM doou mais 15 toneladas de uniformes usados para a Revoada, que continuam a gerar renda para 65 artesãs do Rio Grande do Sul.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas