Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Motores elétricos serão colocados em aeronaves da Asta Linhas Aéreas

Companhia brasileira vai implementar os motores eletrificados em até quatro aeronaves de sua frota para reduzir emissões e diminuir custos operacionais diretos

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Asta Linhas Aéreas: motores elétricos (Divulgação Asta Linhas Aéreas)

A Surf Air Mobility, plataforma de mobilidade aérea líder na categoria regional, celebrou um memorando de entendimento com a Asta Linhas Aéreas, operadora mato-grossense especializada em serviços turísticos, corporativos e de fretamento de carga. O objetivo do acordo é atualizar, inicialmente, até quatro aeronaves Cessna Grand Caravan da Asta com a tecnologia proprietária de motores elétricos da Surf Air, quando ela for certificada.

“Estamos entusiasmados em expandir a presença da Surf Air no Brasil e ansiosos para trabalhar com a Asta. Queremos ajudar a tornar as suas operações mais econômicas e sustentáveis para o meio ambiente com nosso motor eletrificado do Cessna Grand Caravan”, explica Deanna White, CEO interina e COO da Surf Air Mobility.

Segundo José Neto, Diretor de Planejamento e Gestão da Asta Linhas Aéreas, é uma grande oportunidade poder colaborar com a Surf Air Mobility na evolução da tecnologia para aeronaves eletrificadas. “Este acordo faz parte dos nossos constantes investimentos em novas tecnologias para buscar maior eficiência operacional e proporcionar uma melhor experiência aos nossos clientes. A implementação dos motores elétricos visa reduzir custos com combustível e manutenção, além de ser essencial para minimizar a pegada de carbono na aviação”, avalia Neto.

A Surf Air está desenvolvendo certificações suplementares para variantes híbridas e totalmente elétricas do Cessna Grand Caravan. Com metas de redução de até 50% nos custos operacionais diretos e 100% nas emissões de carbono para o motor eletrificado, a Surf Air acredita que o impacto para outras operadoras aéreas em todo o mundo será profundo, à medida que o custo e o impacto ambiental do voo forem significativamente reduzidos.

Publicidade

A Surf Air anunciou recentemente acordos semelhantes com outras grandes operadoras que atuam com as aeronaves Cessna Caravan, incluindo Azul Conecta no Brasil, e Safarilink, Yellow Wings, Z.Boskovic e Auric Air na África Oriental.

Sobre a Asta Linhas Aéreas

Publicidade

Companhia aérea brasileira com sede no Aeroporto Internacional de Cuiabá que opera voos regulares e fretados principalmente para localidades na região centro-oeste do nosso país. Sua base de operações fica a 40 minutos de voo do Pantanal, o que torna a operadora mais experiente em viagens para a maior área úmida contínua do planeta.

Atualmente, possui uma frota de Cessna Grand Caravans seguras, modernas, de asa alta e turboélice, que podem transportar até nove passageiros junto com dois tripulantes. Com mais de 35 mil horas voando em Cessna Grand Caravans e mais de 100 mil passageiros transportados, a empresa é um dos operadores desta aeronave mais experientes no Brasil.

Publicidade

A companhia é certificada pela autoridade local de aviação civil (ANAC) de acordo com os regulamentos parte 135 e sua segurança foi garantida em 2019 com a Avaliação de Segurança Padrão da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA-ISSA).



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.