Luiz Fara Monteiro Parceria Azul e Inteli investe na formação de novos talentos em Tecnologia e Liderança 

Parceria Azul e Inteli investe na formação de novos talentos em Tecnologia e Liderança 

33 alunos de todo o Brasil, aprovados no processo de seleção e no programa de bolsas do Inteli, têm passagem aérea garantida para estudar em São Paulo 

Azul e Inteli: formação de novos talentos
Azul e Inteli: formação de novos talentos Azul - Divulgação

Maurício de Azevedo Neto, de 19 anos, de Jardim Seridó - RN, foi recebido hoje na sede do Instituto de Tecnologia e Liderança – Inteli, em São Paulo, com mais 160 alunos. A recepção foi organizada para dar as boas-vindas a futuros talentos de todo o país que, assim como Maurício, passaram no rigoroso processo de seleção dessa nova faculdade paulistana e vão ingressar a partir deste semestre na 3ª turma dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Em comum entre esses calouros, o sonho de cursar a graduação em 2023 e conquistar o mercado de trabalho em uma área promissora – que requer cada vez mais o perfil de líderes e apaixonados por avanços tecnológicos e inovação. Maurício divide essas expectativas com os colegas e representa também os selecionados para o programa de bolsas do Inteli.

Assim como ele, 80 alunos serão bolsistas nesta nova turma e, graças à parceria entre Azul e Inteli, todos os 33 alunos que moravam fora do Estado de São Paulo, vieram de avião para o início da sua formação na capital paulista. 

O patrocínio da Azul vem somar esforços ao maior programa de bolsas do ensino superior privado brasileiro - jovens talentos selecionados recebem, além de bolsa mensalidade, moradia, alimentação, aula de inglês e notebook para desenvolverem todo seu potencial em tecnologia durante a formação. 

Para Maurício, que está deixando a sua cidade natal, para estar pela primeira vez em São Paulo e morar em uma capital tão intensa, as novidades e desafios já começaram. Mas ele já está acostumado com isso em sua trajetória escolar e de vida. Como o primeiro colocado no ranking de aprovados do Inteli, Maurício já foi destaque em mais de 15 Olímpiadas Estudantis diferentes, entre elas, Matemática, Robótica e Língua Portuguesa. Vindo de uma cidade com cerca de 13 mil habitantes, no interior do Rio Grande do Norte e filho de pescadores, Maurício sonha em desenvolver as suas habilidades na área de tecnologia e seguir na carreira acadêmica. 


Talento colocado em prática

Para todos os alunos do Inteli, bolsistas e não-bolsistas, as oportunidades começam desde o primeiro dia de aula e, agora, também contam com o apoio da Azul, a maior companhia aérea em destinos atendidos no Brasil. O modelo diferenciado de ensino-aprendizagem do Inteli é baseado no desenvolvimento de projetos a partir do primeiro ano e no relacionamento com importantes parceiros de mercado. Neste sentido, a Azul – que em 2022 foi reconhecida por premiações referências no setor, como a mais pontual do mundo e a que tem o menor número de reclamações do consumidor, por exemplo - fez questão de incluir essa parceria em seus planos voltados ao desenvolvimento de pessoas.

A companhia já assinou um acordo com o Instituto para oferecer vagas para que alguns estudantes possam treinar todos os conhecimentos e habilidades adquiridos em aula em seu novo programa de estágio de férias. O objetivo é inserir, durante o período de férias, alguns desses talentos em projetos específicos da companhia em importantes áreas, como Centro de Controle Operacional e Planejamento de Malha. 

Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, a parceria com o Inteli veio ao encontro de uma importante missão da companhia, que é a de identificar e promover uma diversidade de talentos, vindos de todas as regiões do país, e colaborar para que possam alçar voos tanto em sua vida profissional quanto pessoal. “Acreditamos que o nosso melhor futuro virá do investimento diário em pessoas. Todos ganham quando um jovem tem a oportunidade de expor suas ideias, de trocar experiências e de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Nós queremos e temos orgulho de fazer parte disso”, explica.  

“A missão do Inteli é oferecer o ambiente ideal e as ferramentas adequadas para a formação de uma nova geração de líderes no Brasil. Queremos que os alunos sejam protagonistas dos seus processos de aprendizagem e, por isso, buscamos parcerias que os apoiem dentro e fora da sala de aula. E a Azul agora faz parte da história desses estudantes, aproximando-os do futuro e do mercado de trabalho”, celebra Maira Habimorad, CEO do Inteli. 

Maurício está animado com o curso escolhido, Ciência da Computação, e já pode se animar ainda mais, porque as oportunidades serão inúmeras de agora em diante. 

Sobre Inteli

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é a primeira faculdade de tecnologia orientada a projetos do país, em São Paulo. O projeto, sem fins lucrativos, foi desenvolvido com a desafiadora missão de formar as futuras lideranças em tecnologia que irão ajudar a transformar o Brasil, a partir da doação de R$ 200 milhões da família Esteves. Em seu segundo ano letivo, o Inteli já conta com 370 alunos em quatro cursos de graduação presenciais: Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A ideia por trás da metodologia inovadora baseada em projetos do Inteli é que o estudante seja incentivado a desenvolver soluções computacionais aliadas ao desenvolvimento de espírito de liderança, com o desenvolvimento simultâneo em três competências: computação, negócios (finanças, marketing, ESG, pessoas e operações) e aspectos comportamentais (liderança, inovação, ética e resiliência).  

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas