Por conservação da espécie, Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente casal de mico-leão-da-cara-dourada para Zoo de São Paulo
Primatas estavam sob cuidados de instituições após serem resgatados na Bahia
Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM no último sábado (28/12), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um macho e uma fêmea da espécie mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), ameaçada de extinção, ganharam um novo lar para cuidados e conservação da espécie.
Os dois animais foram resgatados em Ilhéus, no interior da Bahia: a fêmea jovem estava sendo criada como pet e foi entregue voluntariamente à Polícia Ambiental da região, que a direcionou ao INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) da Bahia, ficando posteriormente sob os cuidados do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) da empresa Bahia Mineração (BAMIN), responsável pela implantação do empreendimento Porto Sul. Já o macho, foi resgatado poucos dias depois na mesma região e também foi encaminhado ao CETRAS.
Especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avaliaram que os animais não apresentavam condições de serem devolvidos à natureza, mas poderiam ser integrados ao manejo ex-situ (sob cuidados humanos) da espécie. Essa estratégia está prevista no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-Coleira, coordenada pelo ICMBio.
Após análise, identificaram o Zoológico de São Paulo como uma das instituições adequadas para destinação, considerando seu histórico na manutenção e conservação da espécie. O zoológico dispõe de espaço adequado para o recebimento dos animais e conta com uma equipe técnica capacitada para proporcionar as melhores condições de saúde e bem-estar.
O mico-leão-da-cara-dourada, vale destacar, possui distribuição restrita à região Sul da Bahia e recentemente, por meio da Lei Municipal nº 4.315/24, tornou-se espécie símbolo da cidade de Ilhéus.
O transporte foi realizado gratuitamente pela LATAM Cargo em voo direto de Ilhéus para São Paulo/Congonhas, evitando o deslocamento terrestre entre as instituições de mais de 1,7 mil quilômetros, o que reduziu para 2h30 o transporte que levaria em torno de 25 horas.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul, desde 4 de maio de 2024.
O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.