Luiz Fara Monteiro Qatar Airways assina acordo com a Shell para fornecimento de combustível sustentável 

Qatar Airways assina acordo com a Shell para fornecimento de combustível sustentável 

Contrato multimilionário para 3 mil toneladas métricas de SAF puro valerá para abastecimento no Aeroporto Schiphol de Amsterdã

Qatar Airways e Shell firmam acordo para combustível sustentável de Aviação no Aeroporto Schiphol de Amsterdã
Qatar Airways e Shell firmam acordo para combustível sustentável de Aviação no Aeroporto Schiphol de Amsterdã Qatar Airways - Divulgação

A Qatar Airways assinou um acordo com a Shell para fornecer 3 mil toneladas métricas de combustível sustentável para aviação (SAF) puro no Aeroporto Schiphol de Amsterdã. O acordo abrange o contrato de combustível de aviação existente com a Shell em Amsterdã, que agora verá a Qatar Airways usando pelo menos uma mistura SAF de 5% durante o período do contrato para o ano fiscal de 2023-2024. O acordo bilateral da Qatar Airways com a Shell faz parte de um esforço mais amplo iniciado pela aliança oneworld, que tem como meta definir o uso de SAF em 10% dos volumes de combustível utilizados no setor até 2030.

A Qatar Airways é a primeira transportadora no Oriente Médio e na África a adquirir uma grande quantidade de SAF na Europa. O SAF oferece um potencial significativo de descarbonização, pois esse tipo de combustível puro pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional*. Isso significa que a Qatar Airways reduzirá suas emissões em voos de Amsterdã em aproximadamente 7,5 miltoneladas de CO2 para o ano fiscal.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, comenta: “Na Qatar Airways, estamos fortemente comprometidos em apoiar o esforço da indústria para aumentar o uso de combustível de aviação sustentável, como um dos principais pilares para descarbonizar o indústria. No ano passado, assinamos nosso primeiro contrato de aquisição nos EUA e agora estamos fechando um contrato multimilionário de SAF em Amsterdã para ilustrar nosso compromisso com a sustentabilidade e reiterar nossos apelos por uma cadeia de suprimentos de SAF mais robusta em nossa rede global. Permanecemos firmes em nossa ambiciosa meta de 10% de uso de SAF até 2030 e este anúncio estabelece outro marco para a Qatar Airways que destaca o resultado positivo da colaboração do setor. O SAF ainda é 3 a 5 vezes mais caro que o combustível fóssil para aviação. É por isso que é essencial que todas as partes interessadas desempenhem sua parte para facilitar a pesquisa e o desenvolvimento das instalações do SAF, aumentando as economias de escala, fornecendo financiamento e colocando políticas de apoio”.

“A Qatar Airways e a Shell têm um histórico de colaboração, por isso é fantástico, agora,  trabalharmos juntos na descarbonização, pois fornecemos SAF a eles pela primeira vez”, disse Jan Toschka, presidente da Shell Aviation. “O SAF é uma alavanca fundamental para a descarbonização da aviação, mas aumentar sua oferta e uso requer uma ação coordenada de todo o setor. O acordo de hoje é um ótimo exemplo das ações colaborativas necessárias para ajudar a acelerar o progresso da aviação em direção ao net zero”.

Passageiros e clientes corporativos da Qatar Airways podem hoje compensar suas emissões de CO2 por meio da compra de créditos de carbono, creditados sob os critérios da International Civil Aviation Organization, órgão de aviação da ONU. A Qatar Airways atualmente investe em projetos de crédito de carbono que geram energia renovável, o que ajuda na redução das emissões de carbono. A companhia aérea também está trabalhando na introdução de uma solução que permitirá aos passageiros e clientes corporativos compensar suas emissões, contribuindo para o custo do SAF.

SOBRE A QATAR AIRWAYS

Uma companhia aérea premiada, a Qatar Airways foi anunciada como a 'Companhia Aérea do Ano' no World Airline Awards de 2022, administrado pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. A Qatar continua sendo sinônimo de excelência, tendo conquistado o prêmio principal pela sétima vez (2011, 2012, 2015, 2017, 2019, 2021 e 2022), e ainda sendo nomeada como 'Melhor Classe Executiva do Mundo', 'Melhor Lounge de Classe Executiva do Mundo' e 'Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio'. Atualmente, a Qatar Airways voa para mais de 160 destinos em todo o mundo, conectando-se por meio de seu hub em Doha, o Aeroporto Internacional de Hamad, eleito pela Skytrax como o "Melhor Aeroporto do Mundo" em 2021 e 2022, consecutivamente. Este ano, o Aeroporto Internacional de Hamad foi classificado pela Skytrax como o segundo melhor aeroporto do mundo e recebeu o prêmio de 'Melhor Aeroporto do Oriente Médio' pela nona vez consecutiva, bem como 'Melhores Opções de Lojas em Aeroporto do Mundo'.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas